quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





terça-feira, 1 de março de 2011

Bolo de caneca

Isto de ser Mae... tem mto que se lhe diga,...

Hoje apeteceu-me mimar os meus filhos com um bolinho de caneca de chocolate, eu sei, vcs ja estao fartas de conhecer, mas eu ainda nao tinha tido hipotese de experimentar... e Hoje abusei... Hoje ja estou cheia de dores nas minhas costas... Acho que no dia 10 vou levar uma valente surra:



Mas surras á parte decidi meter-me nessa aventura de fazer uns bolinhos de caneca para os filhotes comerem quando saissem da escola, e olhem que foi mesmo uma aventura, eu tinha tirado a receita do blog "acçao na cozinha", e ás 16:30 maos á obra...



4 canecas em cima da mesa e ingredientes dentro destas... ehehe tudo mexidinho e as 4 dentro do microondas, 3 minutos na potencia maxima e os bolos nao cresciam... Estava a falar com a Helia e ela perguntou-me:

-"puseste fermento?"
-"sim, usei farinha com fermento"...

Mas o que é certo é que a coisa nao crescia... 3 minutos se pessaram e eles lá no fundinho, isto depois da Helia me ter dito...

-"nao enchas mto as canecas"

E olha que os bolos nao cresciam... de repente ela perguntou-me:

-"quantas canecas meteste no microondas?"

- "as 4" respondi eu....

Estava o misterio resolvido, tantas canecas no microondas tinha de ser mais tempo e ao fim de mais 9 minutos eis que o lanchinho ficou feito e aprovado:



INGREDIENTES:

4 colheres de sopa de farinha com fermento

4 colheres de sopa de açucar

2 colheres de sopa de chocolate em pó

3 colheres de sopa de leite

3 colheres de sopa de oleo (usei puro milho)

1 ovo




PREPARAÇAO:

Eu coloquei dentro de cada chavena estes ingredientes todos e mexi bem, mas acho que o ideal é juntar tudo numa tigela bater bem com a batedeira ou no liquidificador e depois verter para as chavenas e levar ao microondas uma chavena de cada vez por 3 minutos, polvilhei com chocolate granulado e esperar que vossa excelencias chegassem da escola e se lambuzassem com os bolinhos que ficaram provados e aprovados!




O pior depois foi a descasca que levei da minha mae porque o microondas ficou num estado latimavel, porque realmente os bolos cresceram demais e sujaram tudo por dentro, babaram-se as canecas todas e o microondas em vez de branquinho por dentro era castanho, aiii, aiiii...


7 comentários:

Catarina Collins disse...

Margarida,
Hehehehe... Então foste por as 4 canecas todas de uma vez amiga, só tu para me fazeres rir mulher.
Olha eu quando faço ponho um prato que possa ir ao microondas por baixo da caneca. Assim se transbordar não tens que limpar.Ficaram com um aspecto super guloso : )
Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Eheheheh....Imagino a cara da tua mãe!!!Mas pelos pequeninos vale a pena levar uma descasca né?

Bjoka
Rita

Carla Oliveira disse...

Hehe, tinha mesmo de parar aqui para comentar, é uma delicia não é?
Eu nunca experimentei nas canecas, pelo que fico contente por saber que não se pode colocar todas ao mesmo tempo, lol.
Tenho feito sempre da mesma maneira e na mesma forma, pelo que 3 minutos é o tempo suficiente.
Beijinhos e as melhoras

Susana disse...

Eu tambem já fiz essa experiencia mas não sujei o microondas todo porque usei uma caneca grande. Por falar nisso não fiz reportagem por isso tenho de voltar a fazer.
Ficam uns bolinhos muito bons para se comer na hora.

beijinhos

Lina disse...

Ola, faço muitas vezes este bolo com a minha filhota. Ela adora misturar os ingredientes e fica pronto num instante. Os teus estão muito bonitos!
Bjokas!

Papinha Doce disse...

São muito bons esses bolinhos de caneca, muito práticos para quando lá vão os sobrinhos e não tenho nada a jeito, ponho-os a fazer e mexer e eles adoram, a ver qual o que fica melhor.

Bjinhos

Helia Roberto disse...

heheheheheh
o que eu me ri contigo!!
Para a proxima já tens a experiência necessária!

bjs