quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 9 de março de 2011

Bombons e trufas... Uma aventura!!!

Ahhhhhhhhhhhhhhh pois é... vcs nem imaginam a aventura que foi hoje na minha cozinha mais os meus catraios que ainda estao em casa comigo... Mae sofre!!!

Descobri na minha despensa umas formas que eu tinha mandado vir ja vai para mais de 1 ano para exprimentar fazer bombons caseiros, sabem daquelas revistas brasileiras que mostram sempre bombons tao deliciosos e nós aqui nao encontramos os ingredientes... fico com uma raiva... nem fazem ideia... Como tal arrumei lá para o canto as formas e nunca mais me lembrei delas.... Hoje de manha ao passar revista ás coisas eis que elas me vêm cair aos meus pés... Hulala... vou experimentar fazer uns bombons e umas trufas todas maradas...

Eis aqui o que saiu:





Epaaaaa, quanto á receita queridas, enfiei para dentro de um tacho uma barra de choclate 70% cacau, uma lata de leite condensado, miolo de nós moidos e um pouquinho de aroma de menta... deixei ferver tudo ate o chocolate derreter e
o conteudo se despegar do fundo do tacho.

Untei uma travesinha com oleo, virei para lá o preparado e levei para o frigorifico are arrefecer, depois moldei pequenas bolas que passei por coco ralado e voilá.. umas trufas que nem iam sobrando para eu tirar fotos, porque os miudos iam comendo tudo!!



Com respeito aos bombons, derreti o choclate em banho maria e deixei uns quadradinhos cá fora, para quando ele estivesse derretido lhe dar o choque termico (pois, é que eu estes termos sei todos, falta-me mesmo é os ingredientes para ser uma mestra chocolateira eheheheheh)nos das forminhas mais altas, com a ajuda de um pincel dei-lhes um banho e levei á arca frigofifica ate solidificar. numa tigela misturei um pouco de leite condensado e café soluvel granulado e um pouco de côco ralado, mexi bem e recheei os bombons, tapei e levei novamente á arca até que estivessem opacos.




No restante chocolate juntei café granulado e enchi as forminhas das conchas e foi só deixar solidificar e repetir a operaçao ate acabarem os ingredientes!!!

olhem foi só uma aventura que nao saiu como eu gostaria... mto fraquinha e com mau aspecto!!



Assim, tb vos apresento os meus desatres culinarios

Beijinhos

15 comentários:

kika disse...

não me importava nada que na minha primeira tentativa tivesse uns desastres como os teus!!! bjks

RATOLINHA disse...

Que deliciosos bombons.Uma maravilha mesmo.
bjs

Ana Rita Marreiros disse...

Não faz mal nenhum...Eu posso fazer o esforço e comer os bombons!!!As trufas se ainda tiveres também marcham....

Bjoka
Rita

Anónimo disse...

Oi Hanna
Para mim uma trufa e um Bombom SFF
Obrigado
Amei estas tuas receitas e a maneira brilhante que as fizes-tes. És de mais na cozinha
beijinhos

Célia disse...

Bem, mas para uma primeira vez até acho que correu muito bem.
Tomara eu, quando comprar umas forminhas que fiquem assim.
Beijinhos

Marisa Duarte disse...

Fraquinha?? Mau aspecto?? Tão com muito bom aspecto isso sim, e eu já comia 1... ou 2 lolol

Carla Oliveira disse...

Pelo aspecto ninguém diria que tinha sido um desastre, hehe!
Não podes é desistir, um dia acertas de certeza.
Beijinhos

Andréa Santana disse...

Margarida Parabéns!
Ficaram ótimos, principalmente os bombons que amo tanto, sou muito gulosa eu amo doces, esse recheio está de babar, hummmmmmmm!!

bjs,
Andréa....

Unknown disse...

Muito fraquinha e com mau aspecto??? Não é o que eu vejo, mas também o que interessa mais é o sabor, como estavam os bombons?

Também gostava de experimentar fazer mas falta-me tempo...

Bjinhos,
Sofia Apóstolo

Catarina Collins disse...

Margarida,
Não vejo nenhuns desastres culinários aqui hehehe.
So vejo e' coisas boas e muito gulosas : ) Ficaram lindas a tuas trufas e bombons... Com esses aspecto claro que a quase não ficou nenhum para a foto : )
Beijinhos

O que é que se come aqui? disse...

Olá!
Qual desastre qual quê!!!
Estão óptimos :) Eu já comia 1 de cada.....

Bjocas

Lina disse...

Olá, aposto que o desastre já marchou todo...Não sobrou nenhum para mim? As trufas devem ter ficado deliciosas e os bombons, com aquele recheio, hummm...Também tenho cá umas forminhas para experimentar para a Páscoa, vamos ver como é que saem...Obrigada pela visita e pelos teus agradáveis comentários lá no meu cantinho. Quanto ao agar-agar eu também há pouco tempo não sabia o que era, até um naturista recomendar-me para utilização como sobremesa leve e com muitos minerais que nos fazem bem. O agar-agar é uma gelatina vegetal feita com algas. Para cada 2 folhas de gelatina(animal)pode-se substituir por 1 colher (sopa)bem cheia de agar-agar(em flocos).Para preparar basta juntar o agar-agar ao líquido(água ou sumo)e levar ao lume, até dissolver. Pode ser comprada em boas ervanárias ou locais onde comercializam produtos naturais, eu moro numa cidade média(Santa Maria da Feira) e encontro facilmente. Solidifica rapidamente, quase não precisa ir ao frigorífico, é de origem vegetal e não altera o sabor dos alimentos. Espero ter ajudado, se tiveres duvidas e só dizer...
Beijinhos

Mãe Sandra disse...

Estão tão bonitos!!
E parecem fáceis de fazer, qualquer dia tenho que arriscar também ;-))
Beijinhos

Andreia disse...

Não vejo desastre algum aqui amiga,vejo uns bombons e umas trufas deliciosas.
Beijinhos

Helia Roberto disse...

Olha que saiu um desatre bem bom, eu para mim estão perfeitos!!!

pode ser uma trufa e um bombom sff!


bjs