quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 2 de março de 2011

Pao de forma com chouriço

Ás vezes eu juro que dou por mim a pensar: "ainda bem que nao consegui encontrar a MFP que eu quero (está esgotada), porque neste momento ia-me fazer mta faltinha!"

Meninas... eu sou chamada para ser operada no dia 13 de Fevereiro, até esse santo dia, eu sabia onde estava tudo na minha casa... ás vezes quando estava a fazer mta coisa ao mesmo tempo ia fazendo as coisas e so mais tarde arrumava, e eu no meio das confusoes eu sabia onde estava tudo aquilo que eu queria...

Estou fora de casa 15 dias (sim, vim ca dormir uma noite mas isso num conta, vim so marcar o ponto) e os meus filhos e marido querem isto, querem aquilo, querem um bolinho, um paozinho, um prato tal e o prato x... e eu quero de todos os modos satisfazer as vontades, mas... quero uma forma...

-onde esta???

-mexeram???

resposta logo de 3 homens:

-"nao vimos, nao mexemos!

Nao, nao mexeram fui eu... sabem com aquelas experiencias todas que fiz nos HUC, pois, peguei numa ambulancia que lá estava e tive a sorte de ela ter a chave na igniçao e vim a minha casa a meio da noite e levei tudo para a cozinha de lá.... Depois claro esqueci-me das minhas coisas!!!!




Portanto... em minha casa resumindo ninguem comeu açucar, ninguem comeu ovos, arroz, massa, ninguem bebeu leite... nao sei bem como viveram 3 homens, mas deve ter sido do ar, se eu agora espetasse um alfinete em cada um devem parecer um balao a subir para esvaziar o ar, so pode!!!!




A minha sorte é que como tenho de sovar o paozinho... a desgraçada da massa é que paga e olhem que fica ca mais fofinha que vcs nem imaginam...

Hoje queria fazer um pao com chouriço, mas queria pôr leite em pó, conclusao... ninguem me mexeu no leite em pó, nao sei, ganhou patinhas e foi-se embora á minha procura la tinha saudades...

Mas mesmo assim nao me saiu um paozinho nada mau:



INGREDIENTES:

25 gr de fermento de padeiro

5 colheres de sopa de açucar

3 ovos

3 dl de leite

3 dl de oleo (usei puro milho)

150 gr de farinha integral (usei da nacional)

100 gr de wellness aktifit-brot (mistura de farinhas prontas para a MFP do lidl)

400 gr de farinha (usei extra fina da nacional)

2 chouriços tipo correntes



PREPARAÇAO:

A preparaçao ja sabem, é sempre o mesmo metodo, desfazer o fermento de padeiro no açucar.

Adicionar os restantes ingredientes, excepto o chouriço, amassar durante 10 minutos ate obter uma massa que se descola do fundo da bacia.

Deixar duplicar de volume.

Abra a massa com as maos e disponha os chouriços a seu gosto, eu usei inteiros e enrolei tipo torta. Pincele com agua.

Cozi em forno de lenha, mas se for em forno electrico ja sabem 180º, numa forma de pao ingles previamente untada, ate estar cozido.

Voilá... um paozinho super cheiroso e super delicioso!!!

8 comentários:

Catarina Collins disse...

Margarida,
Olha que o pão ate não esta mal, não me importava nada de me servir de uma fatia... Então com aquele chourico a espreitar e a sorrir para mim. Era mais uma coisa que desaparecia da tua casa, e nimguem tinha visto ou comido hehehehe. Tinha voado para a minha barriguinha : )

Beijinhos

kika disse...

Realmente se tivesses comprado a mfp agora como descarregavas?? ou então pior não estava no sitio!! bjks e comtinua com essa boa disposição

Sara Ramos disse...

Que belo paozinho :)
Beijocas

Bichinha disse...

Homens sozinhos em casa.... e ninguém foi ninguém viu... ai ai ai a falta que faz uma mulher em casa. Sorte tiveram eles de comer um pãozinho assim como esse e ainda para mais cozido em forno de lenha :)

Ana Rita Marreiros disse...

Que bela maneira de descarregar a fúria!!! Saiu te mesmo bem este pãozinho....o que eu gosto de um chouriçinho no pão!!!!
Agora tens de fazer uma vistoria na cozinha para achares tudo....mas com calma vais lá!

Bjoka
Rita

Carla Oliveira disse...

Ai...os homens.
Belo pãozinho!

Deborah Martin Salaroli disse...

Hum, esse pão deu o que falar aqui em casa. Agora querem que eu faça.
Vc é a 'culpada'!!! Rsrsrs

E o "papas de entrudo"? Sai??? Tô esperando para divulgar na blogagem. Não conheço, nem imagino do que seja feito.
Bj
deborah

www.delicias1001.com.br

Helia Roberto disse...

Eles não precisavam de 15 dias pa não verem nada, aposto que na noite que foste dormir a casa se procurasses não encontravas, hehehehehe
cá em casa é igual nunca ninguem viu nada!!
mas olha pelo menos o pãozinho sai bem melhor depois de descarregares a furia na massa, hehe
tá com muito bom aspecto.

bjs