quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





domingo, 29 de maio de 2011

bolinhas de soja com alho salsa e atum

Ontem aqui como em quase todo o país acabou por a«haver temporal mas a nós veio mais pela maré da noite:





Eu feita doidinha andava no meu terraço de um lado para o outro a ver se apanhava um raio, mas sempre que havia um, pufff ja nao ia a tempo com a maquina e lá se passava o tempo, toda a gente a chamar-me porque eu antigamente tinha montes de medo de trovoada e hoje confesso que lhe tenho um respeitinho mas nao fujo ja a sete pés para onde houver muita gente, coisa que antigamente acontecia.

Mas antes de se formar o temporal tinha eu amassado um paozinho que me pareceu delicioso e confesso que é uma receita para continuar, adoramos cá em casa:






INGREDIENTES:

500 gr de farinha de soja

400 gr de farinha nacional para bolos

100 gr de farinha para pao brioche do continente

20 gr de sal fino

10 gr de açucar

50 gr de levedura de cerveja (como nao tinha e nao encontrei usei um pacote de fermipan)

0,5 l de agua morna

50 ml de azeite

2 dentes de alho picados

1 ramo de salsa picada

1 lata de atum media (da proxima uso duas duas)


PREPARAÇAO:

Numa tigela coloque a agua morna, o azeite, o sal e o açucar.

De seguida adicione as farinhas e a saqueta do fermento, amasse bem com as pas espiral da batedeira, quando a massa se descolar dos lados da tigela, adicione os alhos bem picadinhos e a salsa bem como o atum desfeito.

Volte a bater mais 5 minutos ate que a massa se torne homogenea.

Verta um pouco de azeite na massa e faça uma bola dentro da tigela, tape com película aderente e deixe levedar ate dobrar de volume ( a mim demorou cerca de 45 minutos).

Passado esse tempo moldei bolinhas que coloquei em tabuleiros forrados de papel vegetal e deixei descansar mais 15 minutos.

Levei ao forno pré aquecido a 200º cerca de 25 minutos!

Sao de comer e chorar por mais, experimentem que nao se vao arrepender.

21 comentários:

Anónimo disse...

Olá MArgarida, obrigada por partilhares essa paisagem tão bonita.
Achei as tuas bolinhas muito criativas, só tenho muita pena de não conseguir deitar amão a uma:)))
beijocas e boa semana.
Duxa

Sérgio Gomes disse...

Adorei! Estas bolinhas devem ter ficado um espanto. Vou ter que tentar fazer.
Receita guardada.

Beijos.

Helia Roberto disse...

Boa assim consigo comentar!!! yuppi, já tava a ficar desesperada, hehe.

Belo pãozinho, e as fotos de cima tb tão fixes, hehe.


bjs

Andréa Santana disse...

OLÁ MARGARIDA!
EU TENHO MUITO MEDO DOS TEMPORAIS AS VEZES SÃO VIOLENTOS.
VOCÊ ME PERGUNTOU O QUE É INHAME?
INHAME É UMA RAIZ TIPO A MANDIOCA, É USADO NA MEDICINA E NA CULINÁRIA MUITO BOM PRA SAÚDE.DÊ UMA OLHADA NO GOOGLE, E NO WIKIPEDIA.
ADOREIA A SUA RECEITA SUPER NUTRITIVA.

UM GRANDE BEIJO,
ANDRÉA...

RUTE disse...

Imagino que não! Ninguém irá arrepender-se concerteza!
Só de olhar para eles, cresce-me água na boca!
Estão mesmo apetecíveis.
Beijinhos.
Rute

Xana Bértolo disse...

Apetitosas ficaram :)... O sabor, fico a imaginá-lo..
beijinhos kida

Josy disse...

Ai que delicia de pãezinhos Portuleira, gostei muito ainda mais sendo de alho e salsa, temperos que adoro, e que dão um sabor e aroma delicioso. Gostei muito.
E se eu estivesse no seu lugar na hora do inicio do temporal eu ja estava aqui no Brasil tamanha correria que eu ia tomar, pois morro de medo de relampagos, temporais e afins. bjos amiga querida uma linda semana prá vc

Anónimo disse...

Ola Margarida
que delicia este teu paozinho tb quero esprimentar sou sua seguidora desde a muito tempo.
Adoro o teu blogg e vou continuar a seguir com muito carinho.
Tenho esprimentado as tuas receitas menina ficam de mais todos cá em casa adoramos.
beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Ai Margarida (ou será Portuleira hehehe), que ricas bolinhas amigas, aposto que não sobrou nenhuma aqui para as amigas...

beijinhos e boa semana!!

Luisa Alexandra disse...

As bolinhas ficaram mesmo apetitosas, muito boa sugestão!

Sara Ramos disse...

ficou excelente. Beijinhos

Barida disse...

Margarida,
realmente com esse temporal e mau tempo nada melhor mesmo que uns pãezinhos dos teus :-) ficaram bem fofinhos e o sabor com certeza excelente! beijinhos :)

Josy disse...

MARGARIDA querida, e não é que também és poeta e eu não sabia?? Adorei o versinho que deixou lá no meu blog, lindinho demais. Vc não existe amiga...bjos querida mais tarde talvez eu entre no msn...ótima semana pra vc

O Barriguinhas disse...

Que bolinhas deliciosas! Também quero :))

MARIA disse...

Margarida, os teus bolinhos ficara uma autentica maravilha!
Um beijo:))

Ana Rita Marreiros disse...

Eu comia uma bolinha dessas..eheheh
estão bem boas!!!

Bjoka
Rita

Mónica Silva disse...

Margarida que lindas paisagens, apesar de ceu escuro :) tb faz parte!
As bolinhas ficaram uma delicia tenho a certeza :)

Beijinho

Papinha Doce disse...

Em casa, a chover e a comer uma bolinha destas... hum... delicia.

Beijo
Maria José

linksdistodaquilo disse...

Adorei as bolinhas!
Beijinho.

Fabiana disse...

Amiga,
O tempo fechou por aí, hein?
mas que bom, que fizeste esses belos pãezinhos.
Ficaram maravilhosos.
beijos e uma ótima semana

kika disse...

Super perdoada!!! ficaram optimas estas bolinhas... e já te disse que adoro o sitio aonde vives?! bjks