quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 9 de março de 2011

Panga Gratinado

Pronto, pronto... rendi-me ao peixe panga, nos dias de hoje, os euros estao mto caros e nós temos de olhar ao preço das coisas que compramos, enfim, com tanta gente a comprar, eu vou-me render ás evidencias..comprei peixe panga!!!

Hoje nao se deve comer carne... confesso que nao sou uma pessoa que ligue mto a isso, pq sinceramente hoje em dia grande parte do peixe é mais caro que um bom pedaço de carne ou frango!!!

Bem pensei e repensei... enfimmm saiu este pango gratinado, que gerou inumeros comentarios menos agradaveis quando chegou á mesa e depois quem mais reclamou comeu e repetiu, mas eu supero isto tudo:



INGREDIENTES:

4 filetes de panga

3 cebolas

4 dentes de alho

1 folha de louro

5 tomatinhos cherry

1 haste de tomilho

1 raminho de salsa

0,5 dl de azeite

2 embalagens de creme bechamel

Sal e gengibre em pó a gosto

7 batatas grandes



PREPARAÇAO:

Coza as batatas em rodelas bem grossas, mas nao as deixe cozer totalmente.

Corte para uma frigideira as cebolas em meias-luas, lamine os alhos, corte os tomates cherry ao meio, adicione o azeite, o tomilho, a salsa, temnpere com sal e gengibre a gosto e deixe refogar em lume brando cerca de 15 minutos ate que a cebola começe a ficar macia.

Adicione o panga cortado em pedaços, retifique os temperos e deixe cozinhar por mais 30 minutos em lume brando.

Enquanto isso, coloque as batatas num tabuleiro de ir ao forno, regue com 1 dl de azeite e corte finamente 5 dentes de alho , tempere com um pouco de sal e leve ao forno pre aquecido a 220º, vá agitando as batatas para que estas alourem por igual.

Coloque as batatas em redor do tabuleiro e no centro verta o panga ja cozinhado, regue abundantemente com o bechamel e leve novamente ao forno para gratinar.

Sirva bem quente e de preferencia acompanhado com uma saladinha ou uns legumes cozidos.

Espero que vos agrade a minha receita

7 comentários:

Abelha Maia disse...

Adoro peixe assim, com batatas e bem temperado.
Ficou uma delicia.
bjsss

Catarina Collins disse...

Bem e ficaram muito bons esses filetes de panga. Eu de certeza que não reclamava : ) Comia e com muito bom gosto ; )Agora as sextas-feiras não como carne e ate a Pascoa corto nos doces. Foi a maneira que a minha avo e mãe me ensinou. : )

Bichinha disse...

Não conhecia esse peixe, e muito meno sabia que hoje não se deve comer carne... já comi fiambre hehehe haja que comer seja lá o que for é preciso é encher a barriga mesmo que seja com um peixe de nome estranho mas que pelo aspecto devia estar bem bom.

Romy Almeida disse...

A mim agradou e bastante pois adoro peixe. Também confesso que ainda não comprei esse peixe mas também não o procurei. Na próxima oportunidade hei-de experimentar :-)

Bjokas doces :-)

Andreia disse...

Este peixinho ficou uma autêntica maravilha amiga.

Beijinhos

Helia Roberto disse...

Ficou com um aspecto maravilhoso!!
não sei porque é que reclamam tanto???!!!!


bjs

Papinha Doce disse...

Nunca provei desse peixe, mas estou tentada com esta tua receita e apresentação.

Bjinho
Maria José