quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





terça-feira, 19 de outubro de 2010

Queques

Este final de semana os meus filhos tiveram um acampamento dos Escuteiros... A mama apanhou-se sozinha em casa e no meio das saudades todas pôs as maos na massa e saiu este belo cestinho de queques que levei ao local do acampamento... ADORARAM... ehehehe!!!!!




A receita é mto simples e fazem-se os queques mto rapido... eu fiz 100 queques em pouco mais de 1 hora!!!




INGREDIENTES:

3 DL de leite
150 gr de manteiga
450 gr de farinha
300 gr de açucar
2 ovos + 1 gema (eu usei os 3 ovos completos)
fermento em pó Q.B. (eu coloquei uma colher de sopa)
20 gotas de aroma de baunilha


PREPARAÇAO: leve o leite ao lume juntamente com a manteiga, apenas para esta derreter. À parte peneire a farinha com o fermento. Junte o açucar, os ovos mais a gema e bata mto bem. Por fim adicione a mistura do leite com a manteiga e continue a batar ate obter uma massa homogenea. Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas de papel frisado até 3/4 (eu costumo colocar as forminhas de papel frisado dentro de formas de aluminio, dessas descartaveis que se usam para os pasteis de nata ou empadas).
Leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 15 minutinhos (teste do palito no centro do bolo).





Depois podem sempre rechear os queques, estes por exemplo coloquei pepitas de chocolate, ha da marca nestle, estas por acaso comprei numa casa especializada em chocolates e bombons caseiros em Lisboa, mas podem sempre comprar as da nestle que estao á venda nos hipermercados.



Ou entao podem rechea-los com doce, este estao recheados uns com nutela, outros com doce de cereja.. ficam mto bons, para rechear os queques, coloquem a massa nas forminhas e depois por cima uma colherzinha de doce á vossa escolha, assim, ao massa ao crescer envolve o doce e o queque fica com o recheio no centro. A primeira vez que eu os fiz coloquei uma colher de massa, depois os doces e por fim mais uma colher de massa... conclusao... o reicheio veio todo para os funda das forminhas... !!

Bons cozinhados.. até breve!!!!

2 comentários:

risonha disse...

isso é uma verdadeira tentação....

Isabel disse...

Adorei esta receita de queques. Estão com um aspecto muito apetitoso! E além disso prestam-se a vários recheios ou sabores, o que é óptimo!
Gostei muito de conhecer este cantinho delicioso.
Beijinho.