quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bolo da Rainha de Saba com amendoas

Este é um classico bolo frances, o seu nome romantico é tudo aquilo que se julga ter sido a Rainha do Saba, que roubou o coraçao do Rei Salomao - negro, rico e tentador. Coberto com cacau mto escuro, o centro deste bolo é suave e humido- que mais posso dizer? Duma prespectiva funcional nao coza demasiado o bolo pois ficará mto seco.

Confesso que o meu deveria ter ficado mais 10 minutinhos no forno, mas como foi a primeira vez que eu fiz esta delicia... nao ficou propriamente bem... mas posso garantir-vos que o sabor deste bolo é simplesmente divino...

O sabor do bolo melhora a cada dia que passa - pode guarda-lo num recipiente hermetico durante 4 dias.




INGREDIENTES:

100 gr de chocolate preto 60-70% cacau (eu usei 70% cacau)

100 gr de manteiga sem sal, amolecida

100 gr de açucar amarelo claro em pó + uma colher de sopa adicional

2 colheres de sopa de rum ou café (eu usei café, porque gosto do sabor do café e do chocolate incorporados)

1/4 de colher de chá de essencia de amendoa amarga (eu usei a mesma quantidade de amendoa amarga que era a unica coisa que tinha em casa)

3 ovos, separados

50 gr de amendoa em po

1 pitada de sal

50 gr de farinha sem fermento

2 colheres de sopa de cacau amargo + algum para polvilhar o bolo



PREPARAÇAO:

Aqueça previamente o forno a 180º. Unte uma forma sem chaminé e forre-a com papel vegetal que tb deve untar.

Derreta o chocolate em banho maria.

Bata a manteiga com o açucar ate obter um creme fofo e esbranquiçado, adicione enquanto bate o rum ou o café e a essencia de amendoa, seguida das gemas adicionando uma de cada vez. Rapidamente envolva o chocolate derretido na mistura e misture as amendoas moidas enquanto bate.

BAta as claras com a pitada de sal ate formar picos moles, polvilhe com a colher de sopa de açucar adicional e continue a bater ate ficarem em castelo. Vá juntando colheradas da mistura de chocolate, utilizando uma colher de metral para separar bem, depois envolva metade das claras. Adicione a farinha peneirada com o cacau e envolva cuidadosamente. Finalmente envolva as restantes claras.

Verta a mistura para a forma espalhando-a uniformente. deixe cozer durante 20-25 minutos. Verifique aos 20 minutos- o bolo deverá ter crescido e deverá estar pouco firme no meio, mas bem firme dos lados. Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos. Descole os lados e vire para o prato de servir.

Deixe arrefecer completamente e polvilhe com cacau amargo.

Sem comentários: