quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gugelhupf amanteigado de marmore

Xiiii... que nome mais esquisito que ela traZ para aqui hoje!!!! Pois...

Eu acho que ja vos contei que comprei 3 livros novos mas que livros... ver se tiro fotos para vcs verem...

Um deles é para os amantes de chocolate... tem toda a historia do chocolate, tudo o que devemos saber deste nectar dos deuses!!!

Entre as mtas receitas que lá vêm hoje apeteceu-me experimentar esta... Nao é mais que o nosso bolo marmore... pode ter uns ingredientes diferentes e tal... mas basicamente é o bolo marmore... talvez com um sabor mais sublime... é um bolo mais leve e fofo...

É mto façil de fazer... experimentem e depois me dirao!!!



INGREDIENTES:

200 GR de manteiga sem sal, amolecida (eu usei á temperatura ambiente)

200 gr de açucar amarelo claro (é um açucar mais fino que amarelo que todos conhecemos)

3 ovos grandes

200 gr de farinha sem fermento

1 colher de cha fermento em pó

2 colheres de sopa de cacau sem açucar

75ml de leite

Açucar em pó para polvilhar



PREPARAÇAO:

Pré aqueça o forno a 180º

Bata a manteiga e o açucar numa tigela grande ate obter umA mistura esbranquiçada e fofa. Junte os ovos 1 a 1, batendo bem entre cada adiçao.

Adicione de seguida a farinha e o fermento e bata ate obter uma massa macia.

Divida a massa em duas partes. Adicione o cacau a uma das partes e bata.

Servindo-se de uma colher, deite alternadamente colheradas cheias com a mistura na forma gugelhupf (eu nao tenho essa forma e daí deriva o nome deste bolo, a forma mais parecida que eu tenho com a gugelhupf é esta onde fiz o bolo, ver se numa casa especializada em pastelaria eu consigo encontra-la para depois vos mostrar), previamente untada. Alise bem a superficie.

Deixa cozer 50-60 minutos, ou ate que o bolo esteja fofo ao toque quando precionado suavemente no centro. Retire do forno e deixe arrefecer ainda dentro da forma por 10 minutos.

Vire para um prato de servir e polvilhe generosamente com açucar em pó no fim de frio...

Bom Apetite!!!

Sem comentários: