quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





terça-feira, 16 de novembro de 2010

Peixe assado em forno de lenha com batatinhas

Esta é da parte que eu mais gosto da culinaria... Pode parecer que vivo no seculo passado, pode parecer que nao acompanhei a modernizaçao dos tempos... pode parecer tudo o que vcs quiserem... mas para mim comidinha feita em forno de lenha... ai ai, venha quem vier... o sabor... o sabor é maravilhoso, é diferente, e... nao tenho palavras!
´
E assim aconteceu, estavam estes red fixes na arca da minha mae a pedirem para ser gastos... e como vcs sabem eu tenho andado doentinha e a minha mae, sempre que pode lá vai ela deixando as coisas adiantadas para nós comermos!

Eu claro vou-me aproveitando da situaçao para nao estar tanto tempo sem dar noticias por aqui... mas... sao as receitas da minha mae, que foi alem de mae a professora que me iniciou neste mundo de tachos e panelas e neste gosto que eu tenho pela cozinha!

Vejam só o aspectozinho:



Vamos lá passar á receita:

INGREDIENTES:

3 ou 4 postas de peixe (usamos red fix, mas pode ser outro peixe ao vosso gosto)

Batatas Q.B.

2 folhas de louro

2 tomates

1 fiozinhos de azeite

2 pontinhas de tomilho

3 cebolas

5 dentes de alho

1 colher de café de massa de pimento

Sal a gosto




PREPARAÇAO:

Começe por preparar o peixe, caso seja preciso limpa-lo das escamas (acontece mtas vezes quando compramos peixe congelado este nao vir limpo das escamas). Coloque dentro de um tabuleiro (se tiver dos de barro, o sabor ainda é melhor) e reserve.

Descasque as batatas e corte-as em gomos (ou aos quadrados, isso deixo ao vosso gosto), adicione-as ao tabuleiro do peixe de depois disso coloque todos os temperos, as folhas de louro, os tomates limpos de peles e sementes, a cebolas cortadas em meias luas, os alhos laminados, a massa de pimento, o tomilho, sal a gosto e regue com um fiozinho de azeite. Misture tudo mto bem.

Leve ao forno quente, tendo o cuidado de ir verificando a cozedura. Se começar a ficar mto queimado, coloque uma folha de papel de aluminio a tapar o tabuleiro e deixa-se descer um pouco a temperatura do forno de lenha...

Voilá... uma receita do seculo XXI, nunca esquecendo o passado, os tempos dos nosso avós... ai que saudades desse tempo!!!!

Sem comentários: