quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Baguette Folhada

Esta receita retirei-a de uma revista que eu descobri em casa da minha mae de paes caseiros, era uma revista brasileira, e eu como sou daquelas sortudas que tenho amigos brasileiros sempre que me surge alguma duvida com algum ingrediente... lá estou eu a perguntar o que é... rsrsrsr

Gente... é divina... é maravilhosa... e bestial, uma receita de massa dá para duas baguettes, ... Em minha casa desapareceram num apice... em segundos quase!!!



INGREDIENTES:

30 gr de fermento de padeiro

1 colher de sopa de oleo (eu usei oleo de milho)

1 colher de sopa de leite em pó (nao usei, nao tinha em casa)

1 colher de cha de sal

1 colher de sopa de açucar

300 ml de agua morna

500 a 700 gr de farinha

100 gr de manteiga (eu usei flora)

200 gr de lombinho triturado (eu como nao tinha lombo assado em casa para triturar usei restos de frango assado que triturei no liquidificador)

Oregaos a gosto

Alho seco para polvilhar

100 gr de queijo ralado

Gema de ovo para pincelar



PREPARAÇAO:

Dissolva o fermento no açucar mexendo bem com a espatula.

Acrescente a agua, a farinha de trigo, o sal, o leite em pó e o oleo.

Bata na batedeira por 5 minutos ate formar uma bola.

Aproveite e sove a massa com as maos.

Deixe descansar por 20 minutos.

Abra a massa com o rolo deixando-a bem esticada.

Passe uma camada de manteiga em toda a massa com uma espatula

Aplique o queijo ralado, o lombinho e o alho em pó sobre a massa.

Enrole a massa como se fosse uma torta e corte-a no sentido do comprimento.

Coloque uma tira sobre a outra formando um X no centro.

Torça as tiras deixando o recheio virado para cima, formando uma trança.

Pincele com gema de ovo.

Leve a cozer em forno pré aquecido a 170º num tabuleiro forrado com papel vegetal por 40 minutos, ate ficar dourada.

Sem comentários: