quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pao Diferente

Tenho andado de volta de umas revistas brasileiras que encontrei em casa da minha mae de paes caseiros, e de todos os que tenho experimentado, confesso que so um é que nos desiludiu e acabei por nem o colocar aqui no blog, mas todos os outros têm saido de uma forma explendida, receitas a continuar a fazer, maravilhosas sem duvida e com uma apresentaçao excelente:



Aconselho-vos a experimentar este... é mesmo mesmo mesmo bom.

INGREDIENTES:

1 chavena de cha de leite

50 gr de fermento de padeiro

4 colheres de sopa de açucar

3 colheres de sopa de oleo (eu usei oleo de milho)

1 pitada de sal

3 gemas

3 claras em castelo

150 gr de margarina

6 colheres de sopa de açucar

CALDA:

1 chavena e de leite

1 chavena de açucar

Umas gotas de baunilha a gosto



PREPARAÇAO:

Aqueça o leite ate ficar morno.

Dissolva o fermento no açucar, misture o oleo, as gemas e o leite.

Depois de tudo bem misturado adicione as claras batidas em castelo, vai obter uma espuma onde aos pouquinhos vai adicionando a farinha.

Quando estiver soltando das maos, mas ainda humida, retire um pouquinho de massa, faça uma bolinha e coloque dentro de um copo com agua, e deixe a massa crescer ate a bolinha subir!

Entretanto prepare o recheio misture a margarina com o açucar ate obter uma pasta.

Divida a massa em 4 partes e abra-a com o rolo entre os 35-40cm de comprimento e 15 cm de largura, passe uma parte do creme de manteiga e enrole a massa como uma torta.

Corte a massa do tamanho de 4 dedos da mao unidos (tem mesmo de ser 6 pedaços).

Repita o processo com a restante massa e coloque 12 pedaços numa forma de buraco previamente untada, com um rolinho virado para dentro e outro rolinho virado para fora (esta receita é para dois paes)

Deixe descansar ate dobrar de volume (cerca de 40 minutos)

Leve ao forno pre aquecido a 180º ate ficar dourado.

Prepare a calda juntando o leite e o açucar e deoxe ferver ate ficar bem fininha e brilhante, nao precisa ficar mto tempo no lume cerca de 6 minutos a ferver.

Desligue e jogue a baunilha a gosto.

Jogue a calda em cima dos paes assados e deixe esfriar.



É um bolo mto fofinho, mto delicado e mto humido em baixo!!!

Sem comentários: