quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





sábado, 22 de janeiro de 2011

Bolo castanho e branco com creme custard

E como aniversario que se prese tem que ter bolinho com direito a velas e tudo, senao os meus filhos para eles nao era aniversario:






Depois destas fotos deve estar explicado o porquê de um aniversario ter sempre velas... é que eles têm sempre de as apagar depois do/a aniversariante o fazer... coisas de crianças.

Andei até á ultima sem saber que massa de bolo havia de fazer... rebusquei os meus livros de culinaria, os meus cadernos de receitas, as minhas revistas... mas queria algo diferente... e olhem posso-vos garantir que saiu mesmo algo de diferente, um bolo pouco doce, nada de nada enjoativo e mto saboroso, tao saboroso que 7 pessoas comeram mais de meio bolo rsrsrsrsrs...



A decoraçao foi feita por mim, o bonequinho... bem esse teve de ser por causa dos rapazes (alias até era uma decoraçao de um bolo de aniversario de um deles, mas serviu para o meu tb, porque afinal... ca em casa a doidinha por futebol sou eu mesma), mto simples... mas saboroso, mto delicioso mesmo.

Mas chega de conversa... vamos á receita:

INGREDIENTES:

BOLO NEGRO

280 gr de farinha de trigo (usei extra fina da nacional)

400 gr de açucar

1/4 colher de sal fino (eu como usei manteiga meio sal, nao deitei o sal fino)

200 gr de manteiga sem sal

4 colheres de sopa de cacau

250 ml de agua a ferver

125 ml de leite coalhado (este leite é dificil de encontrar nos supermercados, pelo menos aqui onde eu vivo, mas pode-se fazer em casa, que é o meu caso, mede-se ligeiramente menos a quantidade do leite e acrescenta-se o resto com vinagre ou sumo de limao, eu uso sumo de limao,ate perfazer a quantidade pedida, espera-se alguns segundos e usa-se assim).

2 ovos

1 colher de cha de bicarbonato de sodio

1 colher de cha de extracto de baunilha (eu usei baunilha em pó)

PREPARAÇAO:

Numa tigela combine a farinha, o açucar e o sal.

Numa caçarola derreta a manteiga, junte o cacau e a agua a ferver, deixe ferver por 30 segundos e retire do lume.

Adicione esta mistura á farinha e bata bem, eu bati cerca de 5 minutos.

Adicione o leite coalhado, os ovos, a baunilha e o bicarbonato de sodio. Bata bem ate obter uma massa homogenea.

Verta para uma forma untada (eu uso spray desmoldante) e leve ao forno pre aquecido a 180º cerca de 20 minutos, ja sabe, depende de forno para forno, faça o teste do palito.

Desenforme e deixe arrefecer.

BOLO BRANCO

280 gr de farinha

400 gr de açucar

1/4 de colher de cha de sal fino

200 gr de manteiga sem sal

3,5 dl de leite coalhado (ver dica anterior)

2 ovos

1 colher de cha de bicarbonato de sodio

1 colher de cha de extracto de baunilha (usei baunilha em pó)

PREPARAÇAO:

Numa tigela combine a farinha, o açucar e o sal.

Numa caçarola derreta a manteiga.

Adicione a manteiga derretida á farinha e bata bem, junte os ovos, o leite coalhado, o extracto de baunilha e o bicarbonato de sodio, bata ate obter uma massa homogenea.

Verta para uma forma untada (a forma tem de ser do mesmo tamanho da anterior) e leve ao forno pre aquecido a 180º cerca de 20 minutos, ou ate estar cozido.

Desenforme e deixe arrefecer.



CREME CUSTARD

1L de leite frio

5 colheres de sopa de farinha custard

6 colheres de sopa de açucar

3 cascas de limao

2 paus de canela

100 gr de manteiga



PREPARAÇAO:

Numa caçarola dissolva a farinha com o leite, junte o açucar, as cascas de limao, o pau de canela e a manteiga e leve ao lume, ate engrossar mexendo sempre, nao deixe atingir o ponto estrada, um pouco menos, retire do lume ( eu costumo nesta altura dar-lhe uma batidela com a batedeira para o creme ficar mais fofo).

Corte os bolos no sentido longitudinal e no prato onde vai servir coloque uma camada de bolo de chocolate, espalhe creme por cima, cubra metade do bolo de baunilha, espalhe creme, depois outra de chocolate e mais um pouco de creme e finalize com a de baunilha (ou pode dispor a ordem ao seu gosto rsrsrsrs).

Com o restante creme custard cubra o bolo e decore a gosto, eu usei drageias coloridas, foi o mais simples possivel, vcs podem ter mais imaginaçao e decora-lo de uma forma mais bonita, com chantilly ou outro tipo de creme.



So vos posso dizer que é um bolo que fica bastante humido, apesar das 400gr de açucar nao é nada doce nem enjoativo, um bolo a continuar a fazer.

Sem comentários: