quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





sábado, 22 de janeiro de 2011

Baguete Folhada de Atum/bacalhau

Ontem preparei o jantar para 7 pessoas, mais 3 que é habitual ter em casa... mas foi por uma boa causa, completei mais um aninho de vida( ja começam a ser mtos, quase, quase nos "enta"), para o jantar nao fiz nada de especial, franguinho assado no forno de lenha, e arroz de "miudos", receitas ja postadas aqui anteriormente! Para as emtradas é que experimentei 2 baguetes folhadinhas novas...



INGREDIENTES:

30 gr de fermento de padeiro

1 colher de sopa de oleo (eu desta vez usei azeite porque ñ tinha em casa oleo puro milho nem girassol)

1 colher de sopa de leite em pó

1 colher de cha de sal

3 colheres de sopa de açucar

300 ml de agua morna

600 gr de farinha tipo 55 (eu usei a extra fina da nacinal)

100 gr de farinha integral

100 gr de manteiga

250 gr de atum

200 gr de queijo ralado




PREPARAÇAO:

Dissolva bem o fermento no açucar, mexendo bem com uma vara de arames.

Acrescente a agua, as farinhas, o leite em po, o sal e o oleo. Bata bem com a batedeira (pas de pao) cerca de 5-8 minutos, ate formar uma bola e a massa se começe a despegar do fundo da bacia.

Deixe descansar cerca de 20 minutos ou ate dobrar de volume.

Abra a massa com o rolo deixando-a bem esticada e passe uma camada (eu passo uma camada bem fininha nao chego a usar as 100 gr que a receita recomenda) de manteiga por toda a massa com uma espatula.

Aplique o atum e o queijo ralado e enrole a massa como se fosse uma torta, corte-a no sentido do comprimento, coloque uma tira sobre a outra formando um X e forme uma trança. Torça as tiras virando o recheio para cima (eu esta operaçao já a faço dentro do tabuleiro onde vou levar a baguete ao forno).

Leve ao forno pré aquecido a 170º num tabuleiro forrado com papel vegetalcerca de 40 minutos, ate ficar douradinha.




A baguete de bacalhau é exactamente como a de atum, substitui-se o atum por 300 gr de bacalhau, e faz-se um refogado com 1 cebola grande, 0,5 dl de azeite, salsa a gosto, 3 dentes de alho, 1 folha de louro e umas folhinhas de tomilho.

Quando a cebola começar a ficar translucida adiciona-se o bacalhau e deixa-se cozinhar cerca de 15 minutos.

A massa ja está leveda, e repete-se a operaçao da de atum.

2 comentários:

paula MARIANA disse...

Que rica baguete folhada Hanah, uma entrada que é um verdadeiro capricho. Adorei e aproveito para te dar os PARABÉNS!!!! Feliz Aniversário com tudo de bom e desejes e muita saúde. Isso de andarmos a entrar nos entas (este ano vou entrar neles) só nos dá mais confiança, e diz lá que não é quando estamos no nosso melhor???hehehe.

Beijinhos e bom fim de semana!!!

hannah disse...

Obrigado pelo teu comentario Paula!! Realmente a Baguete é mto mto boa, eu ja a experimentei com varios recheios e fiquei encantada com todos!
Entrar nos "enta" nao me preocupa rsrsrsrs... nao costumam dizer que nós mulheres somos como o vinho do porto, qto mais velhas melhor... rsrsrsrs, mas sem duvida, neste momento tenho mto mais confiança em mim, e nas minhas ideias e posiçoes que nao tinha ate ha uns aninhos atras!!! bjs e boa semana!!!