quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 2 de março de 2011

Peixe espada assado com tomilho

Se pensavam que a a minha saga gastronomica ontem se tinha ficado pelo belo paozinho de nozes e os bolos de caneca, ... enganaram-se...

Ora isto de estar longe de fogoes, tachos e panelas, tanto tempo, quando me vejo em liberdade... Nao consigo parar...

Nao que estivesse mal no hospital... nao estava mesmo, parecia uma daquelas dondocas que se acordam com o pequeno almoço servido na cama, os chuveiros até tinham sistema de massagens (haaaaaaaaa pois é... vcs pensam que nao???? tao depressa tinhamos a agua regulada para a temperatura que gostamos e a um bom ritmo, quando de repente vem um jacto que quase nos atira dos polivans contra a parede e a agua a escaldar)

Toalhinhas lavadas e engomadas sem ter de fazer nada, quando chegava ao meu quarto, a minha caminha ja estava feita de lavado, recebia as visitinhas ou entretinha-me a ver uma bela revista até que o almoçinho nos era servido sem termos que mexer uma palha...

Á tarde somos convidadas a dormir uma sesta ou a comentar com as vizinhas dos quartos ao lado, enquanto passeamos os nossos sacos de soro pelos corredores imensos daquele piso, as novidades dessa manha!!!

Entretanto chega a hora do lanche e o menu é a nossa escolha: cha, café, café com leite ou so leite, 1 paozinho e um pedaço de queijo...

Um pouco de inspiraçao para ir postando umas mensagens aqui no blog, umas aventuras vividas a varios tempos...

Bem deixando esta conversa toda de lado, ontem fiz a minha primeira refeiçao completa aqui em casa, e saiu um peixinho espado maravilhoso assado no forno com batattinhas a murro e um esparregado de nabiças:



INGREDIENTES:

6-7 postas de peixe espada

1 raminho de tomilho

1 cebola

1 folha de louro

2 tomatinhos

1 raminho de salsa

4 dentes de alho

0,5 dl de azeite

1 limao

1 kg de batattinhas

Sal a gosto

1 molho de nabiças

2 dentes de alho

1 dl de azeite

4 colheres de sopa de farinha



PREPARAÇAO:

Começe por temperar dentro de um pirex, com tomilho, tomate, cebola, alhos, louro, sal, o limao cortado em rodelas e regue com o azeite, deixe ficar a marinar umas horas.

Enquanto isso coloque as batatinhas levadas dentro de outro pirex, tempere com sal e leve ao forno cerca de 45 minutos.

Nessa altura coloque o peixe dentro do forno e deixe assar lentamente para nao ficar seco, o forno deve estar a 180º e o peixe demora mais ou menos 30 minutos a assar.

Prepare as nabiças cortando-as como se fossem para o caldo verde. Coloque-as em agua a ferver temperada com sal, quando estas estiverem cozidas, escorra-as e reserve um pouco de agua da fervura para desfazer a farinha.

Deite o 1dl de azeite com 3 dentes de alho laminados num tacho, quando estes estiverem dourados, vire as nabiças para dentro e mexa bem para as envolver no azeite. Misture a farinha diluida na agua nas nabiças e mexa envolvendo bem até ficarem bem cremosas.

Sirva a acompanhar o peixe e as batatinhas assadas a murro!!

10 comentários:

Helia Roberto disse...

Que belo aspecto tem esse teu peixinho!!
Mas é peixe que nunca comi, não sei pq não me atrai!!

bjs

Catarina Collins disse...

Margarida...
Que delicia de peixinho... Que refeição maravilhosa e bem acompanhada : ). Não me digas que esse e' o lindo peixinho, que vocês mandaram para o rio no hospital : O hehehehe... E' que sem cabeça não da para ver amiga : ) O que me ri com a tua reportagem. Amiga isso não era um hospital mas sim um hotel de 5*****

Beijinhos

Talita disse...

Eu A-M-O peixe! Assado, frito, grelhado, cru... Não importa. Fiquei aqui babando nesse prato delicioso. Embora nunca tenha comido espada, me parece muito gostoso.

Obrigada pelo recadinho no Chocorango, ri muito. Esse vício não tem problema, não. Pode mantê-lo. =D

Beijos

MARIA disse...

Menina!!!
Finalmente temos mulher com M grande e suas aventuras...o peixinho ficou de comer e bradar por mais!!!
Um beijo:))

Dulce Caldeira disse...

Que maravilha de prato amiga, 5*
beijoca:)

Andréa Santana disse...

Margarida,
peixe assado é tudo de bom, ficou super apetitosa a sua receita, hummmm!!
Você é muito engraçada gosto muito de ler as suas histórias, rsrs.

bjs,
Andréa...

Sara Ramos disse...

gostei bastante deste peixinho.
parabens. beijocas

Paula Gonçalves disse...

Ó Ana eu nem gosto muito de peixe,mas este vou esperimentar.

Gata Lili disse...

Mil lambeijokas para você e seus bichanos Minorcas, Feijão e Branquinho. Eles são lindos! Miaaauuu...

Ana Powell disse...

Que bem, aqui temos um prato com muito sabor.
Excelente trabalho ♥