quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





sábado, 12 de março de 2011

Sopa com todos

Esta é uma daquelas sopas que eu geralmente faço de vespera para que os sabores se apurem...

Faz lembrar daquelas sopas de antigamente quando as carnes eram ou salgadas ou guardadas em azeite o ano inteiro, e as pessoas viviam da terra e tinham em casa tudo o que era necessario...

Confesso que aqui em minha casa isso ainda acontece... tenho um quintal onde tenho todo o tipo de verduras que possam imaginar, tenho galinhas, patos, perus, cabrinhas que acabaram agora de ter cabritinhos... logo toda a carne que se come aqui em casa nós sabemos de onde ela vem, os ovos sao amarelinhos e nao desses com uma gema esbranquiçada como os que compramos no super mercado, o porquinho é criado desde pequenino e enquanto um vai para a arca para termos a sua carne (costeletas, febras, lombo, etc...) o outro é para enchidos e fumados... é o estilo de uma vila ainda camponia, uma vida de campo, uma vida longe do progresso e das coisas boas da vida!...

Bem mas vamos lá entao falar da sopinha nao é???



INGREDIENTES:

2 coxas de frango (daquelas com coxa e presunto)

2 chouriços de carne

1 caldo knorr natura de galinha

1/2 mandioca

4 batatas

3 cenouras

2 folhas de louro

2 cebolas

3 dentes de alho grandes

1 raminho de cebolinho

1 raminho de tomilho

1 couve coraçao de boi (ou pode ser um repolho pequenino)

1 lata de feijao encarnado



PREPARAÇAO:

Como ja vos disse eu faço esta sopa de vespera, ou entao na hora do almoço para que as ervas aromaticas tenham tempo de actuar.

Numa panela coloque agua e coza as coxas de frango sem a pele e os chouriços, quando ja estiverem a ferver quase ha meia hora, adicione as batatas partidas em quartos fininhos, a mandica tb partida em quartos, a cenoura em rodelas, adicione o tomilho e o cebolinho picadinho, as folhas de louro, os alhos laminados, as cebolas em meias luas e as cenouras em rodelas, deixe cozer cerca de 20-25 minutos, adicione o caldo de knorr natura e a lata do feijao, retifique o sal e deixe ferver mais 10 minutos. Apague o lume e deixe ficar de um dia para o outro, ou tb pode come-la logo na hora, aqui em casa gostamos mais dela no dia seguinte.

Antes de servir desfie o franguinho e corte o chouriço em rodelas e adicione á panela da sopa.

Bom apetite!!

4 comentários:

Helia Roberto disse...

Que bela sopinha!!!

E adorei as novas cores da tua cozinha!

bjs

Lina disse...

Esta sopa da-me agua na boca. Adoro sopa, e com franguinho caseiro, devia estar deliciosa.
Beijinhos

jasna varcakovic disse...

I love dishes like this...healty and delicious!

Gi Malagueta disse...

ai que bem que ia essa sopinha agora!!!!
sim eu seu que ainda é cedo, mas vá-se lá saber porque sonhei que o despertador estava a tocar e levantei-me, preparei o leite com café e fui para a sala ver as noticias.... eram 04.55!!!! :(
por isso.... já é hora da papa ;) e com o dia desconsolado que está ia mesmo, mesmo bem
bjs