quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fertilizantes Naturais

Eu vi o movimento da teia ambiental no blog da Josy e também no blog da Lina , vi o blog da Rute e fiz-me seguidora, e bem aqui está o meu contributo, penso que a minha historia é uma historia mto positiva, pelo menos assim o pensamos.

O nosso mundo está assim:



Culpa do progresso, culpa da nossa forma de viver, culpa de a cada dia querermos mais e mais, podia falar dos transportes, cada dia ha mais carros na estrada, sei lá podia falar de imensas coisas... mas vou começar hoje uma historia, que ao dia 7 de cada mes vou actualizando:

"Era uma vez uma terrinha, uma terrinha pequenina que mal chegava aos 3000 habitantes, uma terrinha onde as pessoas vivem daquilo que colhem no campo.

Um desses exemplos passa-se aqui em minha casa, e se toda a gente fizesse como nós fazemos acho que contribuiamos em muito para que o nosso mundo estivesse assim:




Aqui em casa o fertilizante que usamos na terra é este:




E sabem quem faz este fertilizante, eu vou-vos mostrar, nao vivem num hotel de luxo, mas sao lindas lindas, lindas e foram mamas ápouco mais de 1 mês:










Estas fofinhas têm ao lado delas neste barraco outros ajudantes na elaboraçao do fertilizante (aqui chama-se estrume):






E se pensam que estas meninas e estes meninos comem raçoes estao completamente enganados, os meus pais semeiam a erva para eles comerem, comem os retalhos (restos das batatas, das couves, dos nabos, enfim todos os vegetais que podem imaginar) e as meninas todos os dias vêm á rua com os filhotes comerem ervinha fresca ou entao quando esta a chover comem a sua palha ou o seu paozinho duro que o meu pai sempre tem la para elas... alias elas assim que vêm o meu pai vêm logo a correr ver se ganham a sua guloseima preferida o paozinho:








Adoram trepar para cima da oliveira e comer a folhas tenrinhas lá do alto, os bebes, bem vcs nem imaginam a animaçao que é quando estao na rua, é saltos e mais saltos, correrias doidas, a alegria total, e assim fazemos o fertilizante para quando preparamos a terra para semear as batatas, couves, tudo o que possam imaginar, e tb temos a ajuda das galinhas, dos patos e dos perus, mas esses estavam noutra quinta e eu ja nao tive tempo de ir tirar fotos.

Das Cabrinhas tiramos o leite e fazemos o queijo (agora ainda nao estamos a fazer isso porque elas ainda andam a amamentar os bebes delas), os coelhinhos pois alem da criaçao servem para comermos, assim como a carne das cabras (mas eu destas nao consigo come-la, como ando sempre com elas ao colo quando sao bebes e depois de grandes faço festinhas e mimo-as, quando os meus pais as matam eu nao posso estar por perto, e ando mais de uma semana a pensar nelas e a chorar).

Das galinhas tiramos os ovinhos caseiros que servem para eu fazer os bolinhos e restantes receitas que vou postando aqui, e tb as sua carninha, bem como os patos e os perus!

É uma forma de preservar o ambiente, nao existem quimicos aqui em casa as coisas crescem com o tempo e sabemos espera-lo, e se toda a gente tivesse o seu cantinho assim no mundo nao é preciso um cantinho mto grande, mas o ambiente agradecia e preservariamos um futuro bem melhor para os nossos filhos, netos e geraçoes vindoras:



Aqui em casa esperamos contribuir com uma pequena gota que creio que com a divulgaçao deste mundo que é a internet chegaremos a formar um lago, depois uma ribeira, mais tarde um rio e no futuro um mar, ate sermos um oceano!!!

18 comentários:

Élia disse...

Fiquei encantada com os coelhos, que lindos!!!!!!!!!!!

Boa noite

Lina disse...

Boa, Hannah!Mais uma aranha para esta teia tão importante!Gostei muito do teu texto, a tua vida é um sonho de saúde e se todos vivessem assim, a espera das estações do ano, dos produtos da época, o mundo não estaria neste caos consumista, de comida plastificada e processada e seriamos todos muito mais felizes. No próximo dia 7, cá estaremos outra vez enredadas e eu quero ver a continuação desta historia.
Beijinhos verdes

Dri Dauzacker disse...

Hannah, tb adorei seu blog e seu post está ótimo, parabéns pela iniciativa!!!
Bjim

Josy disse...

Hannah querida que lindo post, amei amei de paixão. Sou louca por animais e essas cabritinhos, coelhinhos nas fotos são muito fofos, que coisa linda vc passou para nós, que mundo lindo seria se todos tivessem um cantinho assim, para ter criações, e consequentemente ter plantio e um plantio saudável, sem agrotóxicos, do jeito que manda a Natureza...Adorei, vc precisa avisar a Rute da sua participação miga. Avisou?? bjocas

RUTE disse...

Hannah,
és muito bem vinda na nossa Teia! Que surpresa agradável quase no final do dia :)
Uma história tão linda mas real. É uma história igual a essa que sonho para mim. Por isso meu pedacinho de terra já está comprado na aldeia e quando conseguir é para lá que vou tornar o meu sonho, realidade.
Obrigada por compartilhares connosco a tua forma de vida. Tão harmoniosa. Tudo em pleno equilibrio, o estrume que dá alimento à terra, a terra que alimenta o reino vegetal, os frutos e vegetais que alimentam o reino animal...
Revi-me na tua angustia quando os teus pais matam os bichinhos que mimaste. Também quero ter galinhas, patos, coelhos e quem sabe cabrinhas mas e depois matá-las? Quem mata? Quem as come?...
Enfim... algo hei-de conseguir fazer...
Adorei saber que é possivel alimentar os animais sem ração.
Beijinhos e até breve.
Dia 15 temos outra blogagem (BCFV) tens lá os links na minha postagem da Teia Ambiental. Se te apetecer participar, recebemos-te de braços abertos.
Rute
P.s.-hoje não posso actualizar a lista de participações da Teia com o teu link porque estou com um problema no pc de casa. Amanhã no do trabalho, actualizo, ok!

Irene disse...

Olá Hannah, passei por aqui, para te aconselhar a experimentar a tarte de atum, não te vais arrepender e também para saber como vai a tua lojinha.....a bombar espero!!!
Um beijinho mto grande.

Elaine disse...

Hannah você e sua familia com certeza estão fazendo sua parte, adorei conhecer seus bichinhos e um pouco da rotina da sua casa. Parabens pela iniciativa.
bjos

Flora Maria disse...

Oi, Hannah, fiquei muito feliz com sua adesão à nossa Teia Ambiental !

Não é preciso usar "veneno" para plantar e colher!A maneira como vocês agem é a ecologicamente correta e sua família está de parabéns por isso.

Mas como sou vegetariana, lastimo pelos bichinhos que são mortos ! Achei muito interessante quando você contou que chora quando seus animaizinhos de estimação são sacrificados.

Parabéns pela postagem !

Beijo

Flora Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Especialmente Gaspas disse...

Que animais lindos :) Viver no campo é um privilégio :)

Bel Alves disse...

Coisa boa...viver aí deve ser muito bom!Vim pela blogagem coletiva conhecer teu espaço...Paz e bem!

Mãe Sandra disse...

Adorei conhecer o teu cantinho :-))
Adorava ter um cantinho assim saúdavel...
Beijinhos

Unknown disse...

Adorei os bichinhos! Que bom que é viver no campo e usufruir dessa qualidade de vida... :)

Beijocas***

Anónimo disse...

Olá Hannah, querida amiga da Teia!

Que Mundo Maravilhoso você vive, ele bem que poderia se estender para toda a Humanidade não?
Parabéns por tantas atitudes ecológicas no cultivo da terra e no trato com os animais.
Só achei muito triste depois de cuidarem dos animais e criarem até um vínculo com eles, ter que matá-los.
Ficou linda sua postagem e foi muito bom ver as fotos deste pedaço do paraíso que você vive.
Um grande beijo ecológico em seu coração!

ale disse...

Que beleza esse lugar!
Vou mostrar ao meu filho.
Querida, obrigada pela visita.
Também estarei sempre por aqui.
Bom, no Brasil não fazemos bacalhau com muita frequência, pois o custo é muito alto. Mas, meu marido gosta imenso e empre dá um jeitinho de fazer de vez enquando.

Bjs
Ale

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Que postagem mais encantadora!!!
Gostei muito da preocupação familiar quanto a preteger o nosso Planeta...
Bjs de paz e ecológicos, excelente fim de semana.

Denise Carreiro disse...

Que lindo o seu cantinho! Se todos pudéssemos viver em um cantinho assim! Mas mesmo q nossos cantinhos sejam distintos, cada um, a seu modo pode contribuir para a preservação de nosso planeta. Muita paz!

Unknown disse...

Oi linda!Não se esqueça das casquinhas dos ovos...rs.bjs