quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 20 de abril de 2011

Jantar e sobremesa + um selinho para a Helia

Olaaaaaaaaaa, puxaa, parece que desapareci em combate, que o meu querido blog esteve para aqui abandonada sem que eu quisesse saber dele.

Nada disso ontem fui todo o santo dia para uma terrinha proxima da minha que se chama Oliveira do Hospital, com os alunos jogar futebol... eheheh imaginem vcs que a minha escola foi representada unioca e simplesmente por um aluno... é verdade leram bem... levamos só um aluno ehehehe... tivemos que nos juntar e escolas para formar uma equipa... mas abençoada a hora ficamos em 3º lugar...ehehehhe!!!

Sabem o que eu acho??? As crianças de hoje ja nao rasgam os joelhos nem os cotovelos a jogar á bola (os meus filhos para o anop vao começar a rasgar pois vao entrar para o clube aqui da minha terra, quem sabe eu nao tenho em casa um Cristiano Ronaldo e nao sei???) eheheeh, mas como eu ia a dizer, os meus alunos passam as horas todas livres a jogar computadore, playstation... eu tb comprei o Magalhaes para o meu filho mais velho, mas só joga aos fds nada mais, os outros dias, alem dos tpc's jogam á bola ou brincam na quinta nos baloiços e restantes brinquedos que para lá têm!!

Bem voltemos entao para o que é importante, hoje vou deixar-vos a receitinha de um bacalhau com molho de lagosta, e umas bolachinhas gregas que eu tirei a receita do blog da Ana Powell, que sao simplesmente maravilhosas, aconcelho-vos a experimentar, principalmente porque segundo a Ana sao umas bolachinhas tipicas desta epoca da Pascoa.


BACALHAU COM MOLHO DE LAGOSTA



4 postas de bacalhau

1 pacote de sopa de lagosta (usei da knorr)

2 cebolas

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 fiozinho de azeite

1 pacote de puré de batata (eu usei um que tinha congelado na arca, é da pescanova, nao é mauzito de todo, embora o caseiro seja bem melhor)

1 pacote de esparregado



PREPARAÇAO:

Começe por cozer o bacalhau.

Enquanto isso faça o puré seguindo as instruçoes da embalagem. Quando estiver feito reserve.

Verta um fiozinho de azeite para um tacho, e corte as cebolas em rodelas finas, lamine os alhos e adicione a folha de louro, deixe cozinhar em lume brando.

Desfie o bacalhau no final de cozido, guardando uma caneca (mais ou menos 4 dl) de agua da cozedura.

Adicione o bacalhau á cebolada e mexa bem, adicione a agua e deixe levantar fervura, verta o creme de lagosta para o tacho e deixe engrossar um pouco. Apague e reserve.

Faça os esparregado seguindo as instruçoes da embalagem e decore a seu gosto num pirex, polvilhe com salsa ou coentros, eu nao polvilhei porque descobri que a minha salsa tinha acabado no andar de cima e nao me apeteceu ir ao andar de baixo tava a chover mto :((((



Espero que gostem!!


Vamos á SOBREMESA



Esta receita tirei-a hoje do blog da Ana Powell, e como ha mto tempo nao fazia bolachinhas e como ela dizia lá que eram tipicas da epoca da pascoa na Grecia, eu decidi experimenta-las, bem experimentei, mas experimentem mesmo, sao deliciosas, eu fiz umas alteraçoes porque nao tinha paste de baunilha, entao usei açucar baunilhado e baunilha em pó.

INGREDIENTES:

225 gr de manteiga amolecida

150 gr de açucar

1 ovo

1 colher de cha de baunilha em pó

1 colher de cha de açucar baunilhado

1 colher de cha de extracto de amendoa (da proxima vez ou nao ponho ou ponho menos, nao gostei do sabor)

300 gr de farinha sem fermento

1 ovo batido para pincelar

Sementes de sesamo e açucar cristal mascavado claro para polvilhar.




PREPARAÇAO:

Pre aqueça o forno a 200º.

Forre os tabuleiros com papel vegetal

Numa rigela bata a manteiga com o ovo e o açucar até ficar homogeneo. JUnte os restantes ingredientes e amasse bem, ate conseguir moldar a massa.

Forme bolachas em forma de S, pincele com ovo batido e polvilhe com sementes de sesamo umas bolachas outras com açucar cristal mascavado claro ou com outros ingredientes a seu gosto.

Leve ao fornop cerca de 10 minutos ou ate estarem douradas e firmes.



PS: Experimentem mesmo as bolachas, nao é que o sacana do meu gato Minorquinhas, foi ao prato onde eu as tinhas á espera do final do jantar para a sobremesa e roubou uma!!! Comeu-a todinha, no fim ate os bigodes lembia de tanta felicidade e quando viu o prato na mesa, ate os olhos lhe brilharam... mas nao comeu mais... gato guloso!!!

Sao maravilhosas... deliciosas mesmo!!

E agora o blog da minha querida Helia fez ontem 4 aninhos e esta desnaturada nem sequer veio á net para lhe dar os parabens.... Miguinha, um selinho para o "mais um de culinaria" Heliazinha, espero que gostes, sao dadas com mto carinho




Beijinhos

17 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Eu gostei desta refeição completa. O prato principal tem cá um aspecto...As bolachinhas já eram bem vindas comum cappucino!!!Ahh e claro o selinho é muito lindo e a hélia vai ficar toda babada!!

Bjoka
Rita

Helia Roberto disse...

Ohhhhh, que querida, obrigada, claro que gostei, alias adorei!!!!
ès uma querida.

bjs

Nelinha disse...

A ausência é sempre perdoada quando se regressa com 2 pérolas... Que boas receitinhas!!!

Beijocas

Unknown disse...

Bacalhau com molho de lagosta me levou a nocaute...Que prato delicioso com essas duas maravilhas!!Adorei essa novidade...E os biscoitinhos ficaram lindinhos...beijkas

São Ribeiro disse...

QUE DELICIA , GOSTEI DE AMBAS AS RECEITAS , DE DEIXAR ÁGUA NA BOCA. BJS

Luisa Alexandra disse...

Uma refeição excelente, desde o prato principal à sobremesa!

Célia disse...

Olha nem sei de que gosto mais, se do prato se da sobremesa.

Margarida, o supermercado onde comprei a cobertura do meu chesseCake é o ALDI, pequisa na Net que encontras, é parecido com o LIDL.
Depois tiro foto da caixa que ainda trenho em casa e mostro. Comprei de morango, mas também havia de kiwi.
Beijinhos

Catarina Collins disse...

Margarida,
Que delicia de refeição... Ficou com um aspecto devinal : ) A sobremesa também foi uma excelente escolha.

Beijinhos e Boa Pascoa amiga!

Pauluxa disse...

Olá Margarida,
Em primeiro lugar quero te agradecer a visita, ainda bem que gostas-te do meu humilde cantinho, como não podia deixar de ser vim visitar o teu, claro está que já me tornei tua seguidora tens receitas fantásticas, este biscoitos e o bacalhau ficaram com um ar super delicioso. Beijinhos

Ana Powell disse...

Fico muito satisfeita que todos tenham gostado, aqui em casa o pessoal faz um excelente trabalho e limpa o prato em dois segundos.
Apresentas um menú bem especial.
Agradeço teres mencionado o meu nome.
Votos de Feliz Páscoa ♥

Josy disse...

Margarida portuleirinha querida
Que prato mais apetitoso amiga, gostei dos dois e se fosse seu gatinho roubaria a prato salgado tbém... Vem morar cá no Brasil vem, assim vc me faz um prato desse pra que me esbaldar de tanto comer, vem vá!!!
Beijinhos amiga. Uma Feliz Páscoa pra vc e sua familia e seus bichinhos

Formiguinha disse...

Tanto o bacalhau como as bolachas estão uma delícia.:)

O selinho para a Hélia está um mimo, ela bem merece.

Uma Santa Páscoa!
Beijinhos da Formiguinha

Sérgio Gomes disse...

Mas que maravilha de receitas! Estas já estão guardadas!

Beijos.

PS. É bem verdade o que dizes dos miúdos de hoje! Mas é uma pena que a maioria nunca venham a saber como é bom correr e brincar ao ar livre, na terra...

paty disse...

Margarida, adorei as 2 receitas, o bacalhau deve ter ficado uma maravilha, fiquei a babar, as bolachinhas devem estar tão boas que já tas roubava para o meu lanche, enfim tudo uma maravilha como sempre no teu blog!!
Beijinhos e uma Páscoa feliz!!!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

oi adorei vir aqui e ver tantas delicias vi essas bolachinhas lá na Ana e realmente são maravilhosas a Andréia tbm é uma beleza de menina ,agora conheci você que também passa a ser bem especial para mim!
abraço e feliz páscoa!

Lunna disse...

que delicia! sobrou algo? muito bom trabalho! beijinho!

Carla Sousa disse...

Olá Margarida, obrigada pela tua visita. Agora sou eu que entro pelo teu cantinho dentro. Boas receitas! E percebo-te bem em relação às crianças, o meu tem 5 anos mas tem rasgado muitas calças na escola e ainda bem! bjs e tudo de bom!