quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

RISSOIS DE FRANGO






INGREDIENTES:

175GR de farinha de trigo
2,5 DL de agua
2 Cascas de limao
1 Colher (sopa) de margarina
Uma pitada de sal
1 Frango
1 Folha de louro
Ervas aromaticas a gosto
2 Cebolas
2 Dentes de alho
1 DL de azeite
Sal Q.B.
Ovo e pao ralado Q.B.

PREPARAÇAO:

Arranja-se o frango tal como descrevi na receita das empadas. desfia-se e reserva-se!
Num tacho coloca-se a margarina, a agua, as cascas de limao e o sal, deixa-se ferver e acrescenta-se a farinha de uma so vez, retira-se do lume e mexe-se energeticamente, leva-se novamente ao lume ate que a massa cozida se despegue do fundo e dos lados do tacho. Passa-se a massa para a mesa de trabalho (eu geralmente nao polvilho a mesa com farinha uma vez que a minha massa nao se costuma colar nem a esta nem a rolo da massa, mas se virem que isso acontece polvilhem a mesa com farinha e o rolo tb), e comeca-se a estender com o rolo da massa, eu deixo ficar uma massa mto fina, mas de forma a que nao rompa quando se coloca o recheio, com uma colher de sobremesa colaca-se um montinho do recheio no centro da massa e com uma forma redonda cortam-se os rissois. passam-se por ovo e pao ralado e fritam-se em oleo bem quente. (eu nao sei quantos rissois da esta quantidade de massa, uma vez que eu quando faço é em grandes quantidades para congelar e ter sempre prontos para as encomendas, mas se quiserem fazer so para ter em casa eu acho que esta quantidade é suficiente)
Descobri agora uma variante do pao ralado que ja vem misturado com alho e salsa que dá aos rissois um gosto ainda melhor, podem optar por este, eu comprei no intermache, mas acredito que noutras grandes superficies tb exista e se calhar com outro genero de temperos.

Sem comentários: