quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Queques d' Avozinha

Ontem toda a santa tarde a chover... Nao dava para sair de casa e ir a lado nenhum...

Os filmes que iam passar na tv até eram mais ou menos interessantes, e quando o conteúdo destes nao tivesse interesse, pegava no meu livrinho e lia um pouco, lareira acesa, casa quentinha, manta polar no sofá... Ia ser a minha tarde de sonho...

Fui espreitar as minhas latinhas dos biscoitos e das bolachas... e desgraça das desgraças todas elas vazias...

Lá se foi a minha tarde de feriado... enfiada na cozinha sem descanso... fiz uma bela fornada de argolinhas de queijo...rendeu 100 argolinhas e experimentei estes quequezinhos que vi num livro que eu tenho da Nestle, só vos digo... sao deliciosos, sao de uma textura e de um sabor... nao conseguimos comer só um...



INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado

200 gr de manteiga sem sal

2 0vos

1 colher de cha de raspa de limao

250 gr de farinha de trigo

1 colher de café de fermento em pó

1 pitada de sal

50 gr de frutos cristalizados partidos em pedaçinhos pequenos (eu comprei um pacote desses frutos que ja vêm preparados)

50 gr de uvas passas

1 calice de rum (eu usei gim, nao tinha rum em casa, mas acho que tb podemos usar vinho do porto ou agua ardente... o efeito deve ser mais ou menos o mesmo)



PREPARAÇAO:

Bata a manteiga ate ficar cremosa, acrescente as gemas sem parar de bater. Junte o leite condensado em fio, ate obter um creme esbranquiçado.

Entretanto ligue o forno a 150º.

Junte ao creme batido a raspa de limao, misture bem incorporando a farinha, o fermento e o sal.

Acrescente as frutas cristalizadas e as passas regadas com o calice de rum, continue a misturar bem ate obter uma consistencia homogenea.

Deite pequenas porçoes de massa nas forminhas de queques e leve ao forno cerca de 15-20 minutos, ou ate estarem cozidos.

1 comentário:

risonha disse...

ora que bela maneira de passar uma tarde chuvosa, fazendo queques para os comer logo de seguida.