quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Brioche de queijo e fiambre

Estes foram mais uns paezinhos que fizeram as delicias do pessoal cá da casa... Serviram de lanche quando os miudos chegaram da escola, serviu de jantar porque eles entenderam que só queriam um brioche e um iogurte dos que a mae tinha feito, e serviram ainda (claro que tive de os esconder) para o meu filho mais velho levar hoje para o passeio dele da escola.

Eu quando faço brioches aqui em em casa, costumo usar uma farinha da marca Nacional, propria para esses fins... um pouco para nao dizer bastante cara, mas... enfim...

Ontem quando cheguei á despensa... opssss, opsss... nao tinha dessa farinha em casa, sinceramente tb nao me apeteceu ir ao supermercado busca-la, experimentei com farinha normal tipo 55, e ficaram bons na mesma... faltou-lhe só mais uma pedrinha de sal... mas de resto... aprovadissimos:



INGREDIENTES:

2,5 dl de agua quente

2,5 dl de oleo (usei puro milho)

6 ovos + 1 gema para pincelar

30 gr de fermento de padeiro

1 kg de farinha especial brioche (como ja disse usei a 55 porque nao tinha dessa em casa)

Queijo e fiambre q.b.

Sal a gosto



Bata mto bem a agua, o oleo, o fermento e os ovos por 4 minutos, ate obter uma espuma.

Adicione aos poucos a farinha misturada com o sal e bata bem (eu uso a batedeira com as pás de fazer o pao), quando a massa começar a despegar do fundo da bacia é porque está no ponto de fazer os brioches.

Separe uma bolinha e coloque num copo com agua.

Enfarinhe as maos e estique um pouco de massa no centro coloque um pouco de queijo ralado e fiambre tb ralado , faça uma bolinha e coloque dentro de forminhas que papel e estas dentro de formas de aluminio. Repita a operaçao ate ter massa e recheio.

Cubra com um pano as forminhas e espere que a bolinha que está dentro do copo com agua suba. Este é o sinal de que os brioches estao prontos a ir ao forno.

Pincele com uma gema de ovo, com uma tesoura faça um X em cima de cada brioche e leve ao forno pré aquecido a 200º cerca de 30 minutos... Os meus nao demoraram tanto tempo, portanto aconselho a irem verificando a cozedura.



4 comentários:

risonha disse...

muito bons... dão um lanche maravilhoso.

P.S.: adoro a foto dos teus gatos!

hannah disse...

os meus felinos... rsrsrsrs ainda falta o "Branquinho" que tal como o nome indica é branco de olhos cor do ceu num dia de verao!!!! mas.. ainda nao achei uma pose dele adquada!!!! rsrsrrs...

Xana disse...

K delícia esse brioche :)... Vim através da Cenoura, e já vi que temos algo em comum as 3, o amor pelos peludos :)... Lindões os teus
beijinhos

Belocas disse...

Ainda só vou em Janeiro e já encontrei receitinhas tão interessantes!
Bjs