quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cookies de Chocolate

Ja vi estas bolachinhas por alguns blogs que vou visitando, e tb já as conhecia de um livro que eu tenho sobre choclate, mas sao todas receitas gourmet's...e como eu vivo onde o "diabo perdeu as botas" e "bem atras do sol posto", uma terrinha mto bonita mas onde o progresso teima em nao chegar... isto tudo para dizer que tive que fazer algumas alteraçoes na receita porque havia ingredientes que se eu for a um super mercado, quando pergunto se têm ficam a olhar para mim como se eu falasse chines....

Isto porque a receita original leva pepitas de manteiga de amendoim, pepitas de mateiga de amendoim e chocoalte de leite.... huuuuuuuuuuu... devem ser maravilhosas... mas nao existem por aqui...

Mas teimosinha como eu sou... fiz as bolachas e olhem ficaram DIVINAS...




Eu vou colocar a receita original e vou dizendo o que alterei.

INGREDIENTES:

200 gr de chocolate 70% cacau

60 gr de manteiga

140 gr de farinha

1/2 colher de cha de fermento em pó

2 ovos

140 gr de açucar mascavado claro

1 colher de cha de extracto de baunilha (usei baunilha em pó)

100 gr de pepitas de chocoalte negro

100 gr de pepitas de manteiga de amendoim

100 gr de pepitas de chocolate de leite com manteiga de amendoim

Ora como eu nao encontrei nenhumas destas pepitas... me perdoe a receita original... usei 300gr de chocolate granulado)




PREPARAÇAO:

Pré aqueça o forno a 180º.

Derreta o chocolate em banho maria com a manteiga. Reserve.

Numa tigela junte a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Bata os ovos, o açucar mascavado e a baunilha ate dupl.icar de volume.

Aos poucos va adicionando o chocolate derretido e bata bem. Reduza a velocidade e envolva a farinha.

Por ultimo adicione as pepitas e envolva-as com a colher de pau.

Deixe a massa descansar cerca de 10 minutos no frigorifico para prender.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e com a ajuda de 2 colheres de sopa va formando bolachinhas (eu fiz assim como se estivesse a fazer os pasteis de bacalhau).

Leve ao forno cerca de 11 a 14 minutos (nao mais) e deixe arrefecer 10 minutos ainda no tabuleiro, retire com a ajuda de uma espatula. Repita a operaçao ate a massa acabar, a mim reudeu-me cerca de 70 bolachinhas, mas eu dupliquei a receita , porque sei que quando os meus monstrinhos das bolachas chegarem... metade vao á vida!!!!

Sem comentários: