quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Iogurtes caseiros

Gente... eu hoje tou tao feliz, tao feliz, tao feliz... que fui deixar meus filhos na escola e vim a correr para casa para fazer este post.

Andava ha imenso tempo a pensar em comprar uma iogurteira... mas, sempre que ia a coimbra havia coisas mais importantes a comprar para a casa, e a iogurteira ia ficando!!!

Ora a minha mae, que tb é doidinha por cozinha, costuma comprar (tal como a filha) imensas revistas... numa dessas revistas que me escapou ao meu olhar e nao ao dela, vinha um artigo a falar sobre os beneficios do iogurte e como podemos faze-lo em casa sem ter iogurteira...

Meti maos á obra (ate aposto que vcs ja estao cansadas de saber estas coisas, mas eu juro que desconhecia e ainda nao fui dar uma voltinha pelos blogs a ver se alguem ja tinha explicado), mas enfim... eu hoje estou feliz... os meus iogurtes sairam na perfeiçao... e sao deliciosos, fiz a receita basica e só fiz 6 para o caso de nao sairem bem... o que é certo é que os gourmet's mais pequenos ja comeram deles ao pequeno almoço e aprovaram!




Na revista da minha mae dizia que se nao tivessemos frasquinhos com tampa para usar papel de aluminio... Hummm nao me apeteceu e tantas lojas corri dos chineses, que numa dessas dos 300 aqui da minha terra descobri uns potezinhos todos giros para arrumar as especiarias.... Ora nem pensei mais, sao granditos, mas têm tampinhas e sao todos giros, comprei 6 agora ver se lá vou comprar mais 6 para variar os aromas... Olhem só a embalagem:




INGREDIENTES:

1 litro de leite gordo (pode usar meio gordo, mas o iogurte nao fica tao cremoso)

1 iogurte natural solido (eu usei um de marca branca para ficar mais em conta)

1 medida (copo de iogurte) de leite em pó (usei da nido)

5 colheres de sopa de açucar amarelo (podem nao usar)




PREPARAÇAO:

Começe por esterilizar os copos no microondas durante 30 segundos (sem as tampas), ou entao ferva-os em agua e deixe-os secar bem.

Amorne o leite a 43ºc, eu como tenho termometro, foi facil, mas quem nao tiver tb logo ve, tem que estar um pouco mais quente que a nossa temperatura corporal.

Misture o iogurte, com o leite em pó e o açucar, envolva bem com uma vara de arames, ate deixar de ter grumos.

Adicione o leite morno e envolva todo o preparado mto bem com a vara de arames.

Verta para dentro dos copinhos, tape-os e coloque-os numa vasilha, num local quentinho tapados com uma manta polar ou cobertor cerca de 7-8 horas.

Tb pode aquecer o forno a 45º, colocar lá os copinhos, desliga-lo, e, ao fim de duas horas voltar a aquece-lo a 45ºc voltar a desligar ate os iogurtes estarem coalhados.

Eu fiz de outra forma, coloquei dentro de um tacho, envolvi com uma mantinha polar e coloquei em cima do aquecedor a oleo a noite toda, o aquecedor manteve sempre a temperatura constante de 45ºc e de manha quando me levantei os iogurtes estavam prontinhos a serem comidos...



Hoje já vou experimentar fazer de aromas... nham... nham... ehehehhe

Os meus gourmet's ja me pediram de chocolate... vamos ver o que vai sair!!!

Eu vou postando as novidades!!!!

3 comentários:

risonha disse...

eh eh eh... isso é que foi alegria logo pela manhã!!!

Anónimo disse...

Ola Hannah
Esprimentei esta receita de iogurtes caseiros adorei não quero outros. Vou poupar as idas ao Super para comprar iogurtes é que o meu pequeno almoço é iogurtes naturais ja podes imaginar o que vou poupar. Obrigada Hannah tu és fantastica
bjos e continua a nos deliciar com as tuas fantasticas receitas um bem haja

Margarida disse...

Obrigado pelo comentario, sao pessoas como tu e os outros que me deixam estes comentarios maravilhosos, que me fazem querer todos os dias experimentar coisas novas, e sentir a alegria que sinto quando as coisas me saem como eu quero!! um bem haja para todas... beijinhos!!!