quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bolo de claras com chocolate

Vcs nao imaginam a quantidade de claras que eu tenho dentro do meu congelador (pois claras congeladas é que eu sempre que so preciso de uma gema nao deito a clara fora, congelo) e tinha de dar um rumo a umas quantas... nao me apetecia fazer molotof's... nem tortas de claras...

Dei um pulinho á casa da mama, e fui rebuscar as revistas dela mto antigas... e olhem numa telecuninaria dos anos 80, alias acho mesmo que era de 1980, encontrei esta maravilha...

È um bolo provado e mais que aprovado aqui em casa, fica maravilhoso, super fofo... adoramos, receita a repetir mtas vezes...



INGREDIENTES:

125 gr de açucar

70 gr de farinha

1 colher de sopa de cacau em pó

1 dl de oleo (usei puro milho)

2 dl de leite

4 claras

1 coilher de cha de fermento em pó



PREPARAÇAO:

Misture o açucar com a farinha e o cacau.

Incorpore o oleo e o leite, envolva tudo mto bem ate obter um preparado homogeneo.

Bata as claras em castelo firme e acrecente ao preparado anterior, mexendo ate obter uma massa uniforme.

Transfira para uma forma com chamine previamente untada e leve ao forno´pré aquecido a 180º cerca de 25 minutos, maqs verifique a cozedura antes de retirar do forno.

Deixe arrfecer e desenforme.

Eu no final fiz um creme de chocolate com 100 gr de chocolate 74% cacau, 2 dl de leite e 2 colheres de sopa de manteiga, levei ao mocroondas a derreter (cerca de 30 segundos). Retirei e mexi bem ate obter um creme brilhante e coloquei em cima do bolo... Adoramos!!!!

2 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Está realmente irresistivel e com todo esse molhinho hummm Hannah, eu quero uma fatia pode ser??

Beijinhos!!!

Bichinha disse...

Aqui há dias também fiz de claras, mas sabia a canela :) tenho que experimentar com chocolate.