quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pao de bicos

Ora bem... como vcs ja sabem eu tive alta hospitalar no sabado... A ansiedade de regressar á minha casa e á minha vidinha, voltar á minha cozinha, afinal vim com autorizaçao para poder cozinhar... Nham, Nham, as delicias que eu tinha na manga para experimentar,... pensava eu...

O meu marido ja andava todo tristonho porque ha quase 15 dias que nao comia um belo paozinho caseiro... andava cabisbaixo, tristonho choroso, o pao das padarias nao era em nada igual ao feito pelas minhas maozinhas....



Ora decidi eu que estava na altura de meter as maos na massa, mas volto a lembrar-vos... estive 15 dias fora de casa, a minha casa durante esse tempo ficou organizada por 3 homens... mal chego á porta... O grito foi de tal ordem que os meus vizinhos se assustaram e correram a ver o que se tinha passado:



Meninas... ele era uma montanha de roupa para eu passar, a roupa dos meus filhos toda tirada de dentro dos armarios, a despensa vazia... AIiiii meu deus a falta que uma mulher faz em casa, barafustei, ralhei, praguejei... roguei pragas, eu sei lá o que é que eu fiz... de tanto ralhar o meu marido só teve um remedio, ajoelhar-se e pedir-me desculpa...



Mas de pouco lhe valeu, de tao furiosa agarrei nos primeiros ingredientes que me apareceram á mao para fazer um pao... e sovei... sovei o pao de tal forma que o meu mau humor foi-se indo embora aos poucos, mas mesmo assim ainda tive a força de cortar o paozinho todo o formar bicos em cima dele, queria um pao que demonstrasse a minha imensa furia...



Tesouradas aqui, tesouradas ali, e o desgraçado do paozinho entrou no forno parecia uma moita de espinhos!

INGREDIENTES:

20 gr de fermento de padeiro

5 colheres de sopa de açucar

3 dl de leite

100 gr de flocos de aveia

3 dl de oleo

4 ovos

1 pitada de sal

150 gr de farinha integral (usei a da nacional)

100 gr de wellness actifit-brot (mistura preparada para pao de mistura que comprei no lidl)

5 colheres de sopa de farinha de arroz

500 gr de farinha de trigo

200 gr de fiambre

200 gr de queijo



PREPARAÇAO:

Começe por desfazer o fermento de padeiro com o açucar com a ajuda de uma vara de arames.

Misture os flocos de aveia com o leite e misture tudo mto bem.

Adicione o oleo e as restantes farinhas e o sal, bata com a batedeira cerca de 7-8 minutos, ate que a massa se descole do fundo da bacia.

Tape com um pano e deixe crescer ate dobrar de volume.

Enfarinhe uma mesa de trabalho e divida a massa em duas bolas.

No centro de cada bola coloque o recheio de fiambre e queijo cortados em pedacinhos pequenos, feche a bola e coloque num tabuleiro forrado com folha de papel manteiga, pincele com agua e com a ajuda de uma tesoura faça cortes pelo pao todo.

Repita a operaçao com a outra bola.

Leve ao forno pré aquecido por 180º cerca de 30-35 minutos.

Voilá... o paozinho cheio de picos ficou super fofinho e super gostoso, e deu para eu destruir a minha insatisfaçao quando entrei em minha casa... neste momento quero uma coisa ou quero outra, tenho de andar sempre a perguntar... mexeram..??? onde está????

Mulher sofre!!!!

17 comentários:

Ana Rita disse...

O pãozinho ficou com bom aspecto, mesmo com mau humor :)

Ah pois é, três homens sozinhos em casa tanto tempo...

beijinhos*

Helia Roberto disse...

Como eu te compreendo, eu cá por casa tenho 4 homens!!!!
ai menina por vezes tenho vontade de fugir!!!!

o teu pãozinho ficou muito bonito!!

bjs

Andréa Santana disse...

Margarida,
eu vivi na sua pele com essa sua história, mulher não pode sair de casa nem pra ficar doente no hospital, a casa fica uma verdadeira tortura, rsrs. Que bom que já voltou pra sua casa , pra sua rotina é muito bom saber que já estás bem.
Mas esses pães ficaram com uma ótima textura, bem tostadinhos, uma delícia, hummmmmmmmmm!!

Tenha uma ótima semana!!

bjs,
Andréa..

Papinha Doce disse...

Como te compreendo...

Bjinho

Deborah Martin Salaroli disse...

Oi, Hannah
Estou te esperando para o seu prato típico de carnaval. Que bom!
É só me avisar quando vc publicar, tá?
B
Deborah

Receitas para a Felicidade disse...

Heheheh, bem querida amiga, eu sei bem o que isso é eu tenho 5 homens cá em casa sei bem do que falas hehehe, não nos podemos afastar por muito tempo que é o caos total e a barafunda o que vale é que tenho um super marido que me ajuda imenso. Um dia, quando fui operada à tiroide, estive no hospital uns dias. No dia que me deram alta ninguém me vinha buscar espere, esperei e daí liguei para casa a ver o ke se passava: "ó mãe já vamos é que o pai lembrou-se de pôr tudo a reluzir antes de vires e ainda está a acabar de aspirar..."
Ainda me ri com isto ao vê-lo chegar ofegante ao hospital depois de cuidar da casa e dos 4 filhos um deles o mais novo (que ainda tinha meses e bebia biberon) e ao chegar a casa ter tudo limpinho e jantar feito.rsrsrsrs.

Boa sorte e bem vinda de volta, beijoka grande e tem uma boa semana!!!

O que é que se come aqui? disse...

Olá!
Para começar, sê bem vinda de novo aos tachos e panelas!

Achei o máximo esse pão de bicos :)

Bjocas

Ana Rita Marreiros disse...

Bem vinda de volta kida....Ainda bem que descarregas te a tua furia nesse pão...Que por sinal tá muito guloso!!!Esses biquinhos dão um ar tão engraçado!!!!lol
Quanto á desarrumação e desorganização acho que não há mulher nenhuma que não te compreenda e mesmo respirando até 1000 demora a acalmar o espirito, mas devagar se vai ao longe e tudo se resolve né??O teu espirito positivo vai encarar tudo com um sorriso na cara, como sempre!!!

Bjokas
Rita

Abelha Maia disse...

Apesar da situação, já me ri a bom rir com a tua descrição.
Espero que as coisas estejam a encarrilhar...
O pão ficou uma delicia, foi da sova.
bjsss

MARIA disse...

Olá minha querida!!!
Deus é muito grande e tu estás de volta todas as outras coisas são ninharias não se deve ligar muito para isso...um beijinho muito grande e continuação das melhoras:))

Sara Ramos disse...

hahah o que me ri com este teu post... não é que tenha graça mas a maneira como deste a volta á situaçao e a soluçao que deste foi mt gira.
O paozinho ficou lindo e acredito que ficou muito bem amassado... hehe
Beijocas*
espero que a tua recuparaçao seja facil e rapida.
um beijinho

e boa sorte para por tudo em ordem.

Dulce Caldeira disse...

Que boa noticia minha amiga de volta à tua casinha, olha digo muitas vezes, se eu faltar nesta casa não sei o que será e é verdade não é da boca para fora, a falta que uma mãe faz aos seus filhos é enorme, já para não falar na casa e no marido que sendo adulto tem mais é que se virar!
Olha o pão não podia caracterizar melhor a tua ira ihihihihih quase se podia chamar o pão que o diabo amassou lol..... mas vê-se que ficou com um bom miolo e pela receita deve ser uma delicia.
Agora ao poucos tudo vai voltar á rotina, tem que ser devagarinho ok????Nada de excessos!!!!
Beijocas e continuação de boas melhoras.

Catarina Collins disse...

Mariana,
O que eu já me fartei de rir (no bom sentido) Hehehehe... Também já passei por isso. Deixei a casa toda arromadinha e fui em viagem de trabalho durante 2 semanas quando voltei a quase que tive um ataque. Minha senhora nem sabes o trabalho que tive, agora olho para traz e ate riu daquela situação. Mas no momento só queria esganar o meu marido. Pelo menos o pão e' que pagou hehehehe... ate ficou giro com o cabelo todo em pé : )

Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Minha linda, fico feliz por estares em casa, e claro já me fartei de rir ctg :)... Pois, os homens bem falam mas não vivem em condições sem nós :)..
Vai com calma, e cuidado.. A casa não desfalece se não estiver num instante como tu kres... Não faças esforços desnecessários amiga :)
beijinhos

Chefs.com disse...

Que bom que está de volta ao lar!
Aos poucos você coloca ordem na casa!
E que pão é esse, hein? Ficou maravilhoso!!!
Valeu a pena a raiva...
Bj,
Marcela.

Belocas disse...

Olá,
que bom, de regresso a casa e aos cozinhados...
O pãozinho ficou com um aspecto delicioso. Os Homens devem ter ficado felicissimos a comer esse pão feito com tanto empenho (rsrsrs)
Cuidadinho com a energia,...que a saúde não se ganha num dia...
Bjs

kika disse...

feliz por estares de volta a casa mas estou também a pensar como vai estar a minha casinha quando eu chegar... é que hoje os meus homens vão estar em casa... AI nem queiro pensar!!! bjks e tudo de bom