quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 27 de abril de 2011

Biscoitos de limao e sementes de papoila

Pois bem... já nao era sem tempo que voltava a postar umas receitinhas no meu blog, que saudades...

Terminadas as mini ferias da Pascoa de volta ao trabalho e esta semana com uma trabalheira que vcs nem imaginam, vou ter uma feira de artesanato numa terrinha proxima da minha, Cerdeira.

Grande parte das coisas que vou levar ja as tenho feitas ha algum tempo, como os azeites, sal, açucar,vinagre aromaticos e depois vou levar tb os capucinos e chocolate quentes caseiros (quer dizer os preparados) mix para panquecas e alguns licores... Mas chega de publicidade.

Ja andava com saudades de usar o meu forno, pois durante estes dias tinha sempre onde almoçar e nao toquei no fogao nem no forno nem meti as maos na massa!

A minha priminha de Lisboa fez-me uma surpresa maravilhosa, imaginem mandou-me sementes de papaoila e eu andava doidinha para experimenta-las e decidi inventar...

Olhem sairam estes "lindos" biscoitos que ao inicio alaparam e só depois me lembrei que se levassem um pouco mais de farinha ficariam melhor e assim foi:


(peço desculpa pelos pratos em cima da mesa, mas os meus filhos ainda nao tinham acabado de jantar estavam a ver-me tirar fotos, haja paciencia)

INGREDIENTES:

400 gr de açucar

4 ovos

Raspa e sumo de 2 limoes

1 pitada de bainulha em pó

6 colheres de sopa de aguardente

1 pitada de erva doce moida

30 gr de sementes de papoila

1 kg de farinha s/ fermento

2 colheres de sopa de fermento em pó

4 colheres de sopa de margarina




PREPARAÇAO:

Bata o açucar com os ovos ate obter um creme esbranquiçado e fôfo.

Adicione a margarina (que deve estar á temperatura ambiente ou entao use vaqueiro liquida), a raspa e sumo dos limoes, a aguardente e a erva doce, bata tudo mto bem ate que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Por ultimo adicione as sementes de papoila e a farinha peneirada com o fermento e misture bem ate que a massa esteja homogenea, deixe a massa descansar 15 minutos.

Deite colheradas deste preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal untado e leve ao forno pré-aquecido a 180º ate estarem cozidos e douradinhos.



Estes biscoitos aguentam á vontade 2 semanas sem se tornarem duros numa caixa fechada hermeticamente e guardada num local seco.

Eu pessoalmente gostei mto dos biscoitos pois a mistura do sumo e da raspa do limao com a aguardente e a erva doce da-lhes um sabor gostoso mesmo e depois o crocante das sementes de papoila... bem os meus filhos adoraram :)))

24 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Olá Margarida também já te estranhava amiga, a ti e ás tuas receitinhas claro, olha só que lindas bolachinhas e o bem que deviam saber, obrigado por partilhares,

beijinhos!!

Fabiana disse...

Margarida,
Que delicias de biscoitos....
Uma pena ficar só com o visual dela, pois aqui no Brasil a venda das sementes de papoulas foi proibida.
mesmo assim, anoto a receita e vou adapta-la com outras coisinhas...kkkk
beijos

Carla Sousa disse...

Obgd tb pelo seu comentário. Os seus gatos são um mimo. Tive em tempos um parecido na casa dos meus pais, dps ganhei alergia, e tiveram de o dar. Foi realmente um grande desgosto. Era uma gato extraordinário. Agora em relaçao a estas bolachinhas fico invejosa sim, e com vontade de deixar os meus receios e faze-las. Sou um caos na parte dos bolos e afins... bjs

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso do efeito das sementes de papoila, muito boa sugestão!

Ana Rita Marreiros disse...

Bela utilização para as sementes..Que óptimas bolachinhas!!!

Bjokas
Rita

Sabores com História disse...

Mais uma boa receita de biscoitos para eu guardar.

MARIA disse...

Margarida, eu adorei os teus biscoitos deviam ficar uma delicia!!!
Um beijo:))

Dulce Caldeira disse...

Olá Margarida, as bolachinhas são sempre uma tentação para mim, quase nunca faço porque não consigo comer só uma entendes?É uma desgraça das valentes.
Ficaram bem lindas e pelos ingredientes devem ser deliciosas!
Um beijinho e boa feira de artesanato;)

Carla Oliveira disse...

Ficaram lindos esses biscoitinhos, adoro tudo o que leve limão. Desculpa a ausência de comentários, mas o tempo não dá para tudo...espero redimir-me(hehehe)
Beijinhos

Andréa Santana disse...

Margarida querida,
eu estava com saudades das suas receitas e de vc tmb, ainda bem que fostes me visitar ontem,rsrs.
Essas bolachinhas estão lindas muito bem feitas, eu sou fã de fazer pães e bolachas, biscoitos em geral gosto de ficar na minha cozinha inventado e provando as receitas das amiga, essa é mais uma para o meu caderno.

Beijinhos,
Andréa..

Mary - Strawberrycandy disse...

Margarida, antes de mais, que tudo te corra bem na feira de artesanato!
Quanto às bolachinhas ficaram fantásticas!
Beijinhos

Papinha Doce disse...

Tenho de experimentar tb estas tuas bolachinhas, devem ser boas para a praia.

Beijo
Maria José

paty disse...

Olá Margarida, que delicia de biscoitos, tb tenho de descobrir onde se compram essas famosas sementes de papoila, tenho de fazer uma das tantas receitas que vejo por aqui na blogfera e que levam este ingrediente..Devem ter ficado uma maravilha:))
Beijinho grande

Catarina Collins disse...

Margarida,
Bem essa feira do artesanato promete amiga... Com essas coisas todas que preparas-te vai ser um sucesso : ) Ja estava com saudades tuas, espero que a tua Pascoa tenha sido muito boa. Quanto aos biscoitos estão com um aspecto delicioso, as sementes de papoila dao um toque muito especial : )

Beijinhos

Chefs.com disse...

Oi Amore!!!
Que delícia de biscoitos, hein?
Pena que aqui no Brasil, não estamos encontrando as sementes de papoula já faz um tempão.
Bj,
Marcela.

Josy disse...

Margarida minha querida, que delicia de bolachinhas com limão e erva doce hummmm que vontade me deu menina!!! Ficaram apetitosas. Então vc tbém é filha unica amiga, não sabia!! Horrivel né? Bem,sinto falta de uma irmã pra poder as vezes chorar ou dar o ombro... Mas fazer o que né? Vamos ficando com as amigas, que as vezes são mais rmãs que as legitimas, assim como sinto em voce... Boa sorte na feirinha bjocas querida

Unknown disse...

Hummm...mas essas bolachinhas estão um espetáculo!Comeria algumas nesse exato momento sem medo de ser feliz...beijkas

Mary Bergfeld disse...

These sound so good. I'd love to have a biscuit or two with my tea. These look and sound delicious. I hope you have a great day. Blessings...Mary

São Ribeiro disse...

QUE DELICIA AINDA ´HA PARA MIM....
BJS

Elaine disse...

Olá minha querida, estava com saudades das suas receitinhas!!!! Essas bolachinhas parecem deliciosas, mas será que dará muita diferença fazer sem as sementes de papoula, pois aqui é praticamente impossivel de encontar.

bjos

Susana disse...

Tambem eestou de regresso depois de umas mini férias e estou como tu com muita vontade de pôr as mãos na massa. E parece que começás-te muito bem com essas bolachinhas deliciosas.

Beijinhos

Mãe Sandra disse...

Que lindas bolachinhas Amiga.
Também gosto muito de bolachinhas de limão e ando com vontade de experimentar as sementes de papoila que ainda não testei. Já guardei a receita :-))
Beijinhos

Gisela disse...

Margarida, esses biscoitinhos devem ser ótimos, gostei muito dos ingredientes. E não posso deixar de te dizer que os pãezinhos que estão no teu forno a lenha, no post da tua cozinha, parecem-me fantásticos.
Um beijinho

Paulinha disse...

Bem apetitosos esses biscoitos!