quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





terça-feira, 5 de abril de 2011

Pao de sesamo (da Ritinha do bem bons)

Bem andei para aí uns tempos em que chorava e chorava porque vivia numa terra atras do sol posto numa terrinha onde o diabo perdeu as botas... etc.. etc... etc... Numa das minhas idas ao intermaché de Oliveira do Hospital... ehehehheh encontro sementes de sesamo e de linhaça. meninas digamos que abasteci a despensa de saquinhos de sementes... andaram lá as queridas de um lado para o outro ate que vi um maravilhoso pao de sesamo no blog da Ritinha da Bem bons... :))))) nem foi tarde nem foi cedo... pumba, toca de experimentar o paozinho, aiiiii ja repeto a dose um montao de vezes lá em casa adoramos o paozinho, embora eu tenha feito uma pequena alteraçao por causa do fermento é que o fermento tipo fermipan nao quer nada comigo, simplesmente nao leveda a massa, e eu troquei por fermento de padeiro:




INGREDIENTES:

275 ml de agua morna

2 colheres de sopa de oleo de girassol(usei puro milho, nao tinha de girassol em casa)

1 colher de cha de sal

2 colheres de sopa de leite em pó

475 gr de farinha de trigo

2 colheres de sopa de sementes de sesamo

20 gr de fermento de padeiro

1 colher de sopa de açucar

Leite e sementes de sesamo para polvilhar



PREPARAÇAO:

Ligue o forno a 50º.

Desfaça o fermento com o açucar, e depois adicione os restantes ingredientes, no meu caso eu bati tudo mto bem com a batadeira ate obter uma massa fina e homogenea.

Verti-a para uma forma de pao de forma previamente untada e levei ao forno pre-aquecido a 50º cerca de 45m ate que a massa levede.

Passado esse tempo barrei o pao com leite e espalhei sementes de sesamo por cima, aumentei a temperatura do forno e deixei cozer cerca de 25-30 minutos (ficou um bocadinho tostado demais para o meu gosto, da proxima vez tenho que tirar mais cedo o paozinho).

Aqui em casa foi provado e aprovado por todos, com queijinho, com manteiga, com doce ou sim plesmente simples como eu gostei mais, mas é um pao que vale a pena experimentar de tao bom que fica.

Obrigado Ritinha por partilhares a receita!



AHHHH Ritinha... :)))) nao me esqueci de polvilhar o pao com as sementes de sesamo :)))))!!! Beijinhos linda!!

Nao deixem de visitar o Blog da Ritinha onde está a receita original:

http://bembons.blogspot.com/

18 comentários:

Sérgio Gomes disse...

Ficou com optimo aspecto, eu tambem já tenho esta receita da Ritinha apontada...

Beijos.

a disse...

Ficou lindo e bem fofinho, as sementes dão um gostinho tão bom a este pão, ficou delicioso!! Beijinhos

Josy disse...

Vi essa receita no blog da Rita e fiquei curiosa a respeito dessa semente,mas acabei esquecendo, e hoje vejo aqui nesse seu belo pão, fui ver no Google por que não conheço essa semente e gostei do que vi, pois ela é rica em nutrientes,e ofereçe 15% das necessidades diarais de calcio, e como não gosto da soja, vou procurar por essa semente, pois o calcio me é necessario. Bom esse mundo do blog Hannah, aprendemos muitas coisas e admiramos a beleza da receita. Bjos amiga...bom dia pra voce

Ana Rita Marreiros disse...

:))))))
Que bonito que ficou Margarida!!!!Aleluia para o intermarche que te abasteceu destas sementes!!!E não desesperes porque ondo estou tb não há nada, tenho de ir a Lisboa (2 horas de caminho).

Bjokas e obrigada pela tua inesgotável simpatia.

Rita (aka Ritinha) :)

Andreia disse...

Fica mesmo apetitoso esse pão querida.
Beijinhos

Carla Oliveira disse...

Ficou fantástico!

Andréa Santana disse...

Margarida querida,
esse pão ficou com uma massa ótima super fofinha,e está muito bonito!
Beijinhos,
Andréa....

Receitas para a Felicidade disse...

Ficou o máximo esse pãozinho e agora não te queremos ver mais em lágrimas hehehe saiste-te perfeita como padeira, tem um ar bem fofo e apetitosinho,

beijokas!!

Receitas para a Felicidade disse...

Hannah querida, vim dar-te uns puxões de orelha hehehe, cucus para colocar na sopa é uma coisa e couscous é outra hehehe nada a ver amiga tens de estar atenta e no supermercado vais ver que encontras,

beijinhos e obrigado pelos teus comentários sempre simpaticos no meu blog..

risonha disse...

estive em Oliveira do Hospital há bem pouco tempo, no fim de semana da festa do Queijo da Serra da Estrela e gostei muito de lá ter estado, é uma terra muito bonita.
bonito também é o teu pão... já lanchava uma fatia dessas. hoje no meu blog também foi dia de pão com sésamo, parece que combinamos.. eh eh eh

Luisa Alexandra disse...

O teu pão está fantástico!

Unknown disse...

Amiga, muito obrigada pelo comentário:)eu gostava de ficar para beber um chá verde e comer duas fatias do seu pao, pode ser? Está um mimo:) também, vindo da nossa querida Rita só poderia estar..
bjus

Susana disse...

Esse pão realmente ficou fantástico e eu que adoro sementes!!!
Mas queria só colocar uma questão:
Esse pão não leva farinha?! Pois acho um bocadinho estranho, talvez esqueceste de colocar! Desculpa ppelo reparo!

Beijinhos e continua a presentear-nos com essas maravilhas.

Elaine disse...

Esse bolo esta na minha lista de espera, não sabia o que era semente de Sesamo, mas pelas fotos acredito que seja gergelim. Se vc e a Rita fizeram e aprocaram deve ser bom mesmo.
Vou testar também!!!
bjos

Sandra disse...

Esse pão está com um aspecto fantástico.
Acho que também tenho o mesmo problema com o fermento em pó ainda só experimentei uma vez e a massa não aumentou nem um bocadinho.
Bjs.

Margarida disse...

Susana querida, tens toda a razao, esqueci-me de colocar a farinha, ja retifiquei o meu erro, ja la tenho a quantidade de farinha, obrigado por me avisares do meu erro!!!

Beijinhos

Gisela disse...

O inconveniente de viver fora das grandes cidades é esse mesmo, não encontrarmos o que queremos, já me aconteceu tantas vezes.
Mas valeu a pena a procura, saiu um belo pão
Um beijinho

São Ribeiro disse...

QUE RICO PÃO, PARECE SER BEM FOFO.
EU ADORO PÃO COM SEMENTES.
BJS