quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Chiffon de chocolate

Esta receita já é mais conhecida que eu sei lá o que... pelo menos eu ja a conhecia, mas... a receita que eu tinha era completamente diferente desta que eu vou postar aqui, que foi tirada do tal livro que vos falei no post anterior.

Sendo um bolo de chocolate é obvio que foi provado e aprovado pela pequenada cá da casa...



Só que ontem aconteceu-me uma interessante na cozinha... alias desastres sempre acontecem né???... Pois eu toda contente porque fiz esta receita, e o bolo ficou super bonito (um cadito queimado por cima e tal, e isso ja era de prever que alguma coisa estava errada) quando abri uma fatia a massa super fofinha, com um aspectozinho delicioso, olhem só:



ARGHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, horrivel... simplesmente intragavel... como é que um bolo tao fofinho podia estar intragavel... simples...

Quando chegou a altura de adicionar o fermento á farinha descobri que tinha acabado o fermento em pó e que na dispensa nao havia nenhum frasco de reserva... alternativa??? bicarbonato de sodio... pôs a mesma quantidade de bicarbonato que era pedida de fermento... mas... o bolo estava simplesmente intragavel... era um sabor á soda... arghhhhh!!!!

Fiquei tao zangada comigo mesma, que quando fui buscar os meus catraios á escola passei no supermercado e comprei fermento, depois de ajudar o meu filho mais velho nos trabalhos de casa meti as maos na massa e fiz outra vez o bolo e este sim... delicioso!!!

Mas deixemos a conversa e vamos passar á receita:

INGREDIENTES:

6 ovos

250 gr de açucar amarelo

50 ml de leite

100 gr de chocolate em pó

50 ml de oleo (usei oleo de soja)

250 gr de farinha (usei a extra fina da nacional)

1 colher de cha de fermento em pó.



PREPARAÇAO:

Ligue o forno a 180º e unte uma forma a seu gosto.

Bata mto bem as gemas com o açucar, ate obter um creme.

Aqueça o leite e dissolva nele o chocolate em pó, junte o oleo e misture mto bem.

Adicione ao creme de ovos, envolva a farinha e o fermento ate obter uma massa homegenea.

Por fim adicione as claras batidas em castelo.

Coloque na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos, ou ate estar cozido.

Desenforme e sirva decorado a gosto.

1 comentário:

risonha disse...

fica um bolão, enorme e com um aspecto delicioso.
ainda bem que a segunda tentativa já saíu bem...